Afinal, apoios para substituir fogões, fornos e esquentadores só arrancam em setembro

O E-Lar apoiará a substituição de fogões, fornos e esquentadores ineficientes ou a gás por equipamentos elétricos de classe A ou superior.

O novo programa para a eficiência energética e conforto térmico, o E-Lar, deveria arrancar ainda este mês (depois de falhar o prazo de junho), mas o pontapé de partida foi reagendado para setembro. A mudança, justifica o Ministério, tem a ver com o período de férias, que a tutela prefere que não coincida com o lançamento do programa.

“O aviso de abertura do programa será publicado em setembro de 2025, por decisão da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, que entendeu que o mês de agosto — período em que muitos portugueses se encontram de férias — não permitiria uma comunicação suficientemente ampla e eficaz”, indica o ministério do Ambiente em resposta ao ECO/Capital Verde.

O reagendamento para setembro pretende garantir uma divulgação abrangente junto da população, assegurando que a informação sobre os apoios chega ao maior número possível de beneficiários, reforça a tutela.

O E-Lar apoiará a substituição de fogões, fornos e esquentadores ineficientes ou a gás por equipamentos elétricos de classe A ou superior. Este nasceu como um programa de apoio às famílias vulneráveis, mas acabou por ser alargado a todas as famílias.

O Ministério informa ainda que todos os trabalhos preparatórios para o lançamento do E-Lar – Bairros + Sustentáveis estão já concluídos, incluindo o formato e as regras do aviso, sem adiantar mais detalhes.

O E-Lar integra o pacote “E-Lar – Bairros Sustentáveis”, aprovado pela Comissão Europeia no âmbito da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência, com um investimento superior a 100 milhões de euros, e antecipa o Fundo Social para o Clima, que canalizará, a partir de 2026, 1,6 mil milhões de euros até 2030, com o objetivo de apoiar “quem mais precisa” na transição energética.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Afinal, apoios para substituir fogões, fornos e esquentadores só arrancam em setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião