Tarifas de Trump ‘mexem nos ponteiros’ dos relógios de luxo suíços

  • Joana Abrantes Gomes
  • 4 Agosto 2025

Exportações de relógios podem atingir os níveis mais baixos desde a pandemia com a tarifa de 39% imposta pelos EUA às importações da Suíça. Governo helvético reúne de urgência para discutir resposta.

As ações de relojoeiros de luxo da Suíça mostraram-se voláteis no início das negociações desta segunda-feira, refletindo o impacto da tarifa de 39% aplicada pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, sobre as importações do país.

O setor, que exportou relógios no valor de 26 mil milhões de francos suíços (cerca de 27,8 mil milhões de euros) no ano passado, já estava sob pressão devido ao franco mais forte e à queda na procura global. Agora, as exportações de relógios arriscam-se a atingir os níveis mais baixos desde a pandemia da Covid (2020).

O impacto das tarifas dos EUA, se [estas] permanecerem em 39%, pode ser devastador para inúmeras marcas na Suíça“, disse Jean-Philippe Bertschy, analista da Vontobel, citado pela Reuters.

As ações da Richemont e da Swatch desvalorizam quase 2% às 11h16 (hora de Lisboa), reduzindo as perdas após uma queda na sessão anterior de 3,4% e 5%, respetivamente. Esta segunda-feira foi o primeiro dia de negociação após o anúncio das tarifas dos EUA, já que os mercados estiveram fechados na sexta-feira devido ao feriado do Dia Nacional da Suíça.

Bertschy associa este desempenho à esperança de que a Suíça consiga alcançar um acordo melhor com Washington até à entrada em vigor das tarifas, adiada para 7 de agosto.

“As tarifas podem mudar a qualquer momento devido à imprevisibilidade da Administração Trump”, disse Georges Mari, coproprietário da empresa de investimentos Rossier, Mari & Associates, com sede em Zurique, que detém ações da Swatch, acrescentando que é “impossível fazer uma previsão séria”.

Os Estados Unidos são o principal mercado externo para o setor dos relógios da Suíça, representando 16,8% das exportações, no valor de cerca de 4,4 mil milhões de francos (4,7 mil milhões de euros), de acordo com a Federação da Indústria Relojoeira do país.

Embora a Richemont tenha gerado 32% das suas vendas anuais em 2025 na categoria de relógios, a sua exposição ao mercado dos EUA deve ser um pouco inferior a 10% das vendas totais, afirmaram analistas da Jefferies.

Já a Swatch gerou 18% das suas vendas em 2024 nos Estados Unidos, com o seu CEO a afirmar que a empresa aumentou os preços em 5% após o primeiro anúncio de tarifas em abril.

Nesse sentido, o presidente executivo do Swatch Group, Nick Hayek, pediu à Presidente suíça, Karin Keller-Sutter que se reunisse com Donald Trump para negociar um acordo melhor. “Karin Keller-Sutter é a Chefe do Governo suíço, é a Presidente. Ela deveria meter-se no avião e ir para Washington. Isso aumentaria enormemente as chances de um acordo”, afirmou Hayek.

O gestor disse estar confiante de que ainda é possível chegar a um acordo antes que as tarifas, anunciadas na sexta-feira, entrem em vigor na quinta-feira. “Não é o fim do mundo. É claro que um acordo pode ser alcançado. Por que Donald Trump diria que as tarifas entrarão em vigor em 1 de agosto e não as implementaria até ao dia 7? A porta está sempre aberta”, apontou.

Entretanto, o Governo suíço anunciou a realização de uma reunião extraordinária esta segunda-feira para discutir a sua resposta à taxa de 39% imposta pelos EUA às importações suíças. A nação helvética teve um superavit comercial de 38,5 mil milhões de francos (cerca de 41,2 mil milhões de euros) com os Estados Unidos em 2024.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tarifas de Trump ‘mexem nos ponteiros’ dos relógios de luxo suíços

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião