Câmaras amealham recorde de 65 milhões até junho com taxa turística
Lisboa é a autarquia que mais receita obtém com a taxa de dormida e a taxa de chegada por via marítima cobrada aos passageiros dos navios de cruzeiro. Nos primeiros seis meses arrecadou 38,3 milhões.
As câmaras municipais arrecadaram um valor recorde de 65 milhões de euros no primeiro semestre do ano com a taxa turística, que compara com os 33 milhões de euros encaixados no mesmo período de 2024, avança esta quinta-feira o Dinheiro Vivo (acesso pago).
Os cálculos apontam para quase uma duplicação das receitas (+94%) com a cobrança da taxa que incide sobre as dormidas dos hóspedes que pernoitam em estabelecimentos de alojamento turístico no país. Este é o maior salto de sempre registado no valor gerado com a aplicação desta taxa e que se justifica, principalmente, pelo aumento dos montantes cobrados, mas também pelo alargamento do período durante o qual são aplicadas.
No entanto, a lista de câmara que optam por aplicar esta taxa tem vindo a crescer. Atualmente, 43 dos 308 concelhos do país cobram um valor extra às noites dos turistas que pode variar entre um e quatro euros, o que compara com 18 no primeiro semestre do ano passado. Lisboa é a autarquia que mais receita obtém com a taxa de dormida e a taxa de chegada por via marítima cobrada aos passageiros dos navios de cruzeiro. Nos primeiros seis meses do ano, a câmara liderada por Carlos Moedas arrecadou 38,3 milhões de euros. Um aumento 98% face a 2024 explicado pelo facto de a taxa turística ter passado de dois para quatro euros, compensando a ligeira quebra homóloga das dormidas no primeiro semestre.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Câmaras amealham recorde de 65 milhões até junho com taxa turística
{{ noCommentsLabel }}