Do crescimento do PIB per capita ao acesso à internet: como Portugal compara com Espanha

Crescimento do PIB per capita foi maior em Espanha do que em Portugal, mas tráfego aéreo nacional subiu mais do que o espanhol. Leia aqui a comparação entre estes e outros indicadores.

O PIB per capita cresceu mais em Espanha do que em Portugal entre 2014 e 2023, mas ambos se situaram abaixo da média europeia. Este é apenas uma das conclusões divulgadas esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no relatório “A Península Ibérica em números”, um trabalho desenvolvido em conjunto entre o organismo de estatística nacional e o espanhol.

Veja aqui como comparam os dois países em diversos indicadores.

PIB per capita

Entre 2014 e 2023, o PIB per capita aumentou 7,8% em Portugal e 9,8% em Espanha, mantendo-se ambos abaixo da média europeia, atingindo, respetivamente, 83% e 88% daquele valor. Em 2023, o Luxemburgo registou o valor mais elevado da União Europeia, quase 3,9 vezes superior ao da Bulgária, que registou o mais baixo.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.

Exportações e importações

A proporção das exportações portuguesas para a União Europeia aumentou 5,4 pontos percentuais entre 2014 e 2023, atingindo 70,1%. No país vizinho, o crescimento foi de 6,5 pontos percentuais, chegando a 63,3%. O INE destaca que, desde 2019, a participação da União Europeia “nas exportações portuguesas tem-se mantido acima dos 70%, refletindo uma forte dependência do mercado europeu.

No que toca às importações provenientes da União Europeia, entre 2014 e 2023, a fatia das compras portuguesas subiu 2,9 pontos percentuais, alcançando 74,6%, enquanto em Espanha o crescimento foi de 2,6 pontos, fixando-se nos 55,5%. Neste sentido, o INE destaca que, “apesar das oscilações ao longo da década, Portugal manteve uma dependência mais elevada das importações da União Europeia face a Espanha”.

Aeroportos

Desde 2014, o tráfego aéreo cresceu 87,7% em Portugal e 42,7% em Espanha, apesar da forte quebra em 2020 devido à pandemia. Os dados dos organismos de estatística dos dois países indicam que, em 2023, os aeroportos portugueses movimentaram 61,1 milhões de passageiros, um crescimento de 19,4% face a 2022, enquanto os aeroportos espanhóis registaram 236 milhões de passageiros, uma subida de 17,6% face ao ano anterior.

Em Portugal, o Aeroporto de Lisboa liderou, seguido pelo do Porto e de Faro, enquanto em Espanha a lista foi encabeçada Madrid-Barajas, seguido de Barcelona-El Prat e Palma de Maiorca.

Passageiros no terminal 1 do aeroporto de Lisboa. MIGUEL A. LOPES/LUSAMIGUEL A. LOPES/LUSA

Empresas de construção

As empresas de construção de maior dimensão são raras quer em Portugal, quer em Espanha. Os dados revelam que, em 2022, apenas 0,06% das empresas portuguesas deste segmento e 0,03% das espanholas tinham 250 ou mais trabalhadores. Por outro lado, 93% das empresas de construção portuguesas tinham menos de dez empregados, enquanto em Espanha o valor era ainda mais elevado, atingindo 95,3%.

Já as empresas com entre dez e 49 empregados representavam 6,2% do setor em Portugal e 4,3% em Espanha, “mostrando uma ligeira predominância de empresas médias em Portugal”.

Produção de uva para vinho

Nos últimos dez anos, a produção portuguesa de uva para vinho manteve-se relativamente estável, enquanto a espanhola apresentou maior variação. Em 2023, Portugal produziu 983 mil toneladas de uva para vinho, registando o valor mais alto dos últimos cinco anos. Por sua vez, Espanha atingiu 4.474 mil toneladas, registando “uma quebra acentuada face a 2022”.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.

Instrução dos trabalhadores

A proporção de empregados em Portugal com formação superior continua menor do que em Espanha. Em 2023, 33,2% dos empregados em território nacional tinham estudos superiores, enquanto em Espanha a fatia atingia 47,4%.

Já a percentagem de empregados com estudos até ao 9º ano de escolaridade era 33,7% em Portugal e 28,8% em Espanha, ambas acima da média da União Europeia, que se fixava nos 16%. Os dados indicam ainda que no ensino secundário e pós-secundário não superior, a proporção em Portugal era de 33,1%, em Espanha de 23,8% e na União Europeia de 46%.

Alojamentos com acesso à internet

Portugal situa-se abaixo de Espanha nos alojamentos com acesso à internet, país com uma taxa superior à da média da União Europeia. Em 2023, 84% dos alojamentos em território nacional tinham acesso à internet, menos quatro pontos do que a União Europeia e sete pontos abaixo da taxa de 96% registada em Espanha.

Os organismos de estatística destacam que a disparidade regional em Portugal foi de nove pontos percentuais, entre Norte e Centro com 86% e Área Metropolitana de Lisboa com 95%, enquanto em Espanha, a Ciudad Autónoma de Melilla registou o valor mais alto com 99%, enquanto Galiza, Castilla y León e Extremadura ficaram nos 94%.

Transporte de mercadorias

Desde 2014, Espanha registou um aumento de 35,2% no transporte rodoviário de mercadorias, enquanto Portugal teve uma redução de 14,2%. Em 2023, Portugal transportou 128,6 milhões de toneladas, enquanto no país vizinho o volume ascendeu a 1,6 mil milhões de toneladas.

A redução também se verificou no transporte ferroviário de mercadorias. Comparando com 2014, Portugal registou uma quebra de 16,8% e Espanha de 16%. Em 2023, Portugal foram transportadas 8,6 milhões de toneladas e em Espanha o volume foi de 23,9 milhões de toneladas.

Em sentido contrário, desde 2013, a movimentação portuária de mercadorias aumentou 9,3% em Portugal e 20,0% em Espanha. Em 2022, os portos portugueses movimentaram 8,2 toneladas por habitante, enquanto os portos espanhóis movimentaram 10,1 toneladas por habitante.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Do crescimento do PIB per capita ao acesso à internet: como Portugal compara com Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião