Ações da Corticeira Amorim disparam 5,24% com isenção das tarifas para os EUA
Cortiça está entre os produtos que 'escaparam' às tarifas de 15% negociadas entre os EUA e a UE, beneficiando assim as ações da maior produtora mundial. Setor vê decisão como "determinante".
As ações da Corticeira Amorim fecharam a sessão desta quinta-feira a ganhar 5,24% para 8.03 euros cada e lideraram os ganhos no índice PSI, impulsionadas pela isenção da cortiça no acordo tarifário entre os Estados Unidos e a União Europeia (UE). O índice PSI sobe 0,43%.
COR 0,00%Os Estados Unidos e a UE assinaram a 31 de julho um acordo que prevê um limite tarifário de 15% sobre bens europeus, incluindo automóveis e peças de automóveis, produtos farmacêuticos e semicondutores (chips). No entanto esta quinta-feira o executivo comunitário informou, na sequência da declaração conjunta, que “garantimos isenções significativas – tarifas a zero ou próximas de zero – em áreas importantes. Isto inclui recursos naturais indisponíveis, como cortiça, aviões e peças de aviões, medicamentos genéricos e os seus ingredientes e precursores [compostos] químicos”.
A APCOR – Associação Portuguesa da Cortiça salientou em comunicado que “esta decisão representa o reconhecimento internacional da especificidade geográfica única da cortiça, cuja matéria-prima é produzida exclusivamente na bacia mediterrânica – com Portugal a assumir o papel de maior produtor mundial”.
Os EUA são atualmente o quarto maior produtor mundial de vinho, com uma quota de cerca de 10% da produção global, adiantou.
“A ausência de alternativas locais ou internacionais capazes de substituir a rolha de cortiça reforça a importância estratégica destes produtos no mercado americano, em particular para a sua indústria vitivinícola”, referiu, vincando que “a isenção de tarifas é determinante para inverter as recentes tendências das exportações portuguesas de cortiça, garantindo maior competitividade no acesso a um dos mercados mais relevantes para o setor”.
(Notícia atualizada às 16h49 com cotações de fecho)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ações da Corticeira Amorim disparam 5,24% com isenção das tarifas para os EUA
{{ noCommentsLabel }}