Miguel Matias:“Temos a oportunidade para criar um cluster de baterias em Portugal”
O engenheiro especialista em energia e sustentabilidade com experiência na Europa e América do Sul é o convidado do 16º episódio ECO Auto, sobre o futuro da mobilidade.
Miguel Matias, licenciado em engenharia e especialista em energia e sustentabilidade é o 16ºconvidado do podcast ECO Auto sobre o futuro da mobilidade. Com uma longa experiência na implementação de programas de eficiência energética, energias renováveis e soluções de sustentabilidade desenvolveu mais de cem projetos de startups em todo o mundo, falou-nos sobre a evolução da mobilidade elétrica e a solução de baterias para resolver os desafios que se colocam. “Temos um desafio muito importante à nossa frente e precisamos de encontrar outras soluções. Cerca de 70% da eletricidade que é usada já é verde. Mas na mobilidade elétrica só 30% é que é verde e o restante vem do petróleo e derivados que faz mover a ainda maior parte dos veículos”.
Considera que com um parque automóvel de veículos elétricos e eletrificados que deverá quadruplicar até 2030, segundo algumas projeções, a rede elétrica de abastecimento torna-se crítica para suportar este desenvolvimento. Mas também a evolução de 65% do numero de carregamentos na infraestrutura pública. A solução é produzir energia localmente através de várias fontes e armazená-la em baterias e no caso da mobilidade elétrica permitir descarregar instantaneamente para os veículos, energia tendencialmente verde, consoante as necessidades e sem acesso à rede elétrica. A evolução para os carregamentos rápidos e muito rápidos é crescente mas vai colocar dificuldades acrescidas à rede para satisfazer as necessidades de carregamento rápido de muitos dos novos modelos com novas tecnologias de baterias de maior capacidade.
Temos uma oportunidade em Portugal para criar um cluster de baterias para a Europa com o anúncio do protocolo para a produção de um veículo elétrico na Auto Europa em 2027. É uma excelente notícia para Portugal e lança um desafio e uma oportunidade ao país para criar um cluster de baterias como desígnio nacional que permita fornecer não só este modelo da Volkswagen mas a Europa, se o lítio que existe no Norte for refinado cá e utilizado para a sua produção.
Miguel Matias comenta ainda a nova legislação para os carregamentos que entrou em vigor recentemente alterando o anterior modelo gerido pela Mobi.e e valoriza a liberalização do mercado que vai permitir sobretudo às empresas com frotas, encontrarem autonomamente as soluções tecnológicas mais adequadas para o carregamento dos seus veículos e refere que “a nossa infraestrutura ainda não permite ter um posto de carregamento a cada 50 kms como determina a União Europeia e precisamos de reagir com soluções eficientes sendo as baterias uma das formas de ultrapassar este desafio”.
O Podcast ECO Auto resulta de uma parceria com o Mundo Automóvel e está disponível no Spotify e na Apple Podcasts.
Assista ao episódio completo aqui:
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Miguel Matias:“Temos a oportunidade para criar um cluster de baterias em Portugal”
{{ noCommentsLabel }}