Isabel Pires de Lima abandona presidência de Serralves por falta de “confiança institucional”
Pires de Lima renuncia à presidência da Fundação Serralves, oito meses depois de ser nomeada. Ex-ministra fala em “pressões externas ao conselho de administração” e falta de “confiança institucional".
A ex-ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, renunciou ao cargo de presidente do conselho de administração da Fundação de Serralves, por falta de “confiança institucional”, avança o Público. A renúncia tem efeitos imediatos.
“Decorrido mais de meio ano de atividade, e após profunda reflexão, tomo esta decisão por entender que não estão reunidas, ao nível do presente Conselho de Administração, condições de confiança e solidariedade institucional que me permitam exercer o cargo em plenitude”, refere Isabel Pires de Lima, em comunicado.
Isabel Pires de Lima, que sucedeu a Ana Pinho na presidência da fundação no início do ano, explica ainda que as “condições de confiança mútua e os consensos” que “sempre” foram criados nos seus nove anos de casa deixaram de ocorrer”.
“Há, agora, uma tendência para a criação de uma certa desconfiança, um pedido permanente de contas relativas a qualquer afirmação da presidente”, afirma Isabel Pires de Lima. “Não há uma solidariedade dentro do próprio conselho no sentido de encontrar condições de concretização do trabalho. Sinto, muitas vezes, que os aportes que alguns membros trazem são previamente combinados fora do conselho e, portanto, sujeitos a pressões externas ao conselho, a nível institucional.”
O Governo indicou, entretanto, que soube pela comunicação social a “opção pessoal” de Isabel Pires de Lima, cuja “justificação cabe apenas à própria”. O Ministério da Cultura, Juventude e Desporto lembra que a Fundação Serralves é “uma instituição de direito privado e de utilidade pública, com estatutos próprios e órgãos de governação autónomos”. Assim, a eleição do próximo presidente “será feita pelo próprio Conselho de Administração”.
A Fundação Serralves avançou, em comunicado, que Fernando Guedes, atual vice-presidente, tinha sido eleito presidente interino numa reunião extraordinária convocada após a saída de Isabel Pires de Lima. A instituição adianta ainda que “oportunamente” irá reunir-se de novo para eleger “um novo elemento e um novo presidente, por cooptação”.
Na nota, a fundação agradeceu a Isabel Pires de Lima “todo o empenho e dedicação” ao longo dos últimos anos.
(artigo atualizado às 20h28 pela última vez)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Isabel Pires de Lima abandona presidência de Serralves por falta de “confiança institucional”
{{ noCommentsLabel }}