Mota-Engil anuncia contratos de 560 milhões em Portugal, México e Ruanda
A construtora assinou um contrato de 290 milhões de euros no México para a construir um troço ferroviário no México. A Mota-Engil fechou também acordo para um projeto residencial em Portugal.
A Mota-Engil anunciou, esta terça-feira, a assinatura de três contratos em três continentes num valor total de 560 milhões de euros, segundo um comunicado publicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O contrato no México tem o valor mais alto, de cerca de 290 milhões de euros, e prevê “o desenho e construção” do primeiro troço ferroviário de 30,3 km entre Querétaro–Irapuato. Trata-se de um “projeto estratégico dentro do Plano Ferroviário Nacional do México, a ser implementado a partir de 2025” e que terá uma capacidade até 11.000 passageiros por dia, segundo a construtora portuguesa.
“Este projeto é um marco fundamental na modernização do transporte ferroviário de passageiros na região de Bajío, melhorando significativamente a conectividade entre grandes cidades como Querétaro, Celaya, Salamanca e Irapuato”, detalha a Mota-Engil na mesma nota.
Ainda lá fora, mas no Ruanda, o grupo assinou contratos adicionais no âmbito do Work Stream II do Aeroporto Internacional de Bugesera no valor de 162 milhões de euros. “O projeto será um polo de conexão muito relevante no continente africano”, destaca a construtora.
Já por cá, a Mota-Engil assinou um contrato de construção de um projeto residencial em Lisboa, no valor de 108 milhões de euros, que deverá ser executado em 29 meses.
Além de reforçar a carteira de encomendas do grupo, “que se encontra em níveis recorde desde 2024”, a adjudicação destes novos contratos “reflete a estratégia bem-sucedida da Mota-Engil de consolidar a sua posição de liderança em Portugal, no México e no continente africano”, assinala a construtora.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mota-Engil anuncia contratos de 560 milhões em Portugal, México e Ruanda
{{ noCommentsLabel }}