Meloni acusa UE de estar “condenada à irrelevância geopolítica”
A primeira-ministra italiana também apelou ao bloco europeu que assuma uma maior responsabilidade pela sua própria defesa, alertando que o continente já não pode contar com os EUA.
A primeira-ministra italiana Giorgia Meloni acusou esta quarta-feira a União Europeia (UE) de cair na irrelevância no cenário mundial, alertando que o bloco deve “fazer menos, mas fazer melhor” se quiser permanecer competitivo, avança o Politico.
A líder italiana afirmou, no encontro anual de Rimini, que a UE “parece cada vez mais condenada à irrelevância geopolítica, incapaz de responder efetivamente aos desafios de competitividade impostos pela China e pelos Estados Unidos”.
Giorgia Meloni também apelou ao bloco europeu que assuma uma maior responsabilidade pela sua própria defesa, alertando que o continente já não pode contar com os EUA. “Após décadas em que terceirizamos a segurança europeia para os Estados Unidos — ao custo de uma inevitável dependência política —, devemos estar dispostos a pagar o preço da nossa liberdade e da nossa independência”, disse.
Uma opinião partilhada pelo ex-presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, que na semana passada disse que a UE deve aprender a defender-se perante um mundo cada vez mais moldado pela guerra e pela competição entre “grandes potências”.
Meloni defendeu que o bloco deveria concentrar-se novamente nos princípios fundamentais e nas identidades nacionais. “O verdadeiro desafio é uma Europa que faça menos, mas faça melhor”, disse. “Afinal, ‘Unidos na diversidade’ é o lema da União Europeia, e acredito que é um lema no qual todos nós devemos realmente inspirar-nos”, realça.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Meloni acusa UE de estar “condenada à irrelevância geopolítica”
{{ noCommentsLabel }}