200 lojas CTT passam a “vizinhas” dos bairros solares da EDP

A energia destas lojas CTT será produzida localmente por outras empresas parceiras da EDP, muitas delas pequenas e médias empresas com espaço para instalar painéis solares.

A EDP e os CTT – Correios de Portugal anunciaram, esta quarta-feira, a integração de 200 lojas e centros de distribuição dos CTT como “vizinhos” dos Bairros Solares EDP, ou seja, consumidoras da energia gerada na vizinhança. Isto permite que mais instalações dos CTT sejam alimentadas com energia renovável, mesmo aquelas que, por limitações físicas, não têm capacidade para produzir a sua própria energia solar.

Ao tornarem-se vizinhas dos Bairros Solares, a energia destas lojas é produzida localmente por outras empresas parceiras da EDP, muitas delas pequenas e médias empresas com espaço para instalar painéis solares e que já integram estes bairros. Este modelo inovador reforça o compromisso conjunto das duas empresas com a descarbonização do país.

Este contrato vem reforçar a parceria estabelecida em 2022, que já permitiu instalar mais de 20 centrais em localizações dos CTT de Norte a Sul do país. Estas centrais estão preparadas para partilhar os benefícios com as comunidades envolventes e têm potencial para abranger mais de quatro mil famílias e pequenos negócios. Com esta nova fase, os CTT tornam-se simultaneamente produtores e “vizinhos” dos Bairros Solares EDP.

Os produtores dos Bairros Solares EDP têm uma poupança de até 60% no custo da energia autoconsumida e os vizinhos podem chegar a uma redução de cerca de 30% no custo mensal com essa mesma energia.

As duas empresas já tinham também celebrado um acordo para a instalação da maior rede privada de mobilidade elétrica no país: numa primeira fase, foram instalados mais de 580 pontos de carregamento distribuídos por mais de 100 localizações dos CTT de Norte a Sul do país e, este ano, esta parceria foi reforçada com mais de 200 pontos de carregamento adicionais.

Esta rede de carregadores elétricos fornece diariamente uma frota de mais de 1100 veículos elétricos e híbridos, alimentados por energia verde fornecida pela EDP.

Os CTT assumiram o objetivo de descarbonizar a sua atividade com uma redução de 55% das suas emissões carbónicas totais até 2030, comparativamente a 2021, através da eficiência energética, da eletrificação da sua frota e do investimento em energias renováveis e mais limpas. Para a EDP, a expansão dos Bairros Solares reflete a ambição de expandir a rede de comunidades solares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

200 lojas CTT passam a “vizinhas” dos bairros solares da EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião