Mistral, concorrente europeia do ChatGPT, angaria 1,7 mil milhões de euros
A maior parte do investimento foi assegurado pela ASML, empresa neerlandesa especialista no desenvolvimento de semicondutores que é agora a principal acionista da startup francesa.
A Mistral AI, startup francesa de inteligência artificial (IA) considerada a principal concorrente europeia do ChatGPT, anunciou a conclusão de uma ronda de financiamento no valor de 1,7 mil milhões de euros. A operação avalia a empresa em 11,7 mil milhões de euros, tornando-a a startup de IA mais valiosa da Europa.
O investimento foi liderado pela neerlandesa ASML, fabricante mundial de equipamentos para a indústria de semicondutores, que segundo a Reuters é agora a maior acionista da startup, e que entra assim numa parceria estratégica com a Mistral AI.
“A ASML tem orgulho em estabelecer uma parceria estratégica com a Mistral AI e em liderar este financiamento. A colaboração entre as duas empresas irá gerar benefícios claros para os clientes da ASML através de produtos e soluções inovadoras potenciadas por IA, além de abrir espaço para investigação conjunta em oportunidades futuras”, afirmou Christophe Fouquet, CEO da ASML, em comunicado.
Além da ASML, a ronda contou com a participação de investidores como DST Global, Andreessen Horowitz, Bpifrance, General Catalyst, Index Ventures, Lightspeed e Nvidia, a gigante norte-americana das placas gráficas.
Nos últimos dois anos, a Mistral AI tem-se destacado pelo desenvolvimento de modelos avançados de inteligência artificial, como o LLM “Le Chat”, e pela construção de parcerias estratégicas com empresas e instituições de referência. A startup afirma que continuará a investir em soluções de “IA descentralizada e de alto desempenho”, destinadas a resolver os desafios tecnológicos mais complexos, sobretudo em setores estratégicos.
“Este investimento junta dois líderes tecnológicos que operam na mesma cadeia de valor. A nossa ambição é ajudar a ASML e os seus inúmeros parceiros a resolver os desafios de engenharia atuais e futuros através da IA, contribuindo para o avanço de toda a cadeia de valor dos semicondutores e da IA”, declarou Arthur Mensch, CEO da Mistral AI.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mistral, concorrente europeia do ChatGPT, angaria 1,7 mil milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}