Clínica dentária Santa Madalena sofre “grave ataque informático”. Dados dos clientes em risco

  • Tiago Alexandre Pereira
  • 11 Setembro 2025

Empresa admite "risco elevado de quebra de confidencialidade, integridade e disponibilidade" dos dados de todos os seus clientes.

A Clínica Santa Madalena sofreu um “grave ataque informático” que afetou os sistemas de informação e condicionou a operação da rede de clínicas dentárias. O incidente ocorreu na sexta-feira, dia 5 de setembro.

Numa nota informativa enviada aos clientes, a que o ECO teve acesso, a instituição refere que o incidente foi de imediato reportado às autoridades e entidades competentes, estando a decorrer uma investigação para apurar a origem e os contornos do ataque.

A clínica admite existir “um risco elevado de quebra de confidencialidade, integridade e disponibilidade” dos dados de todos os seus clientes: “Apesar de nos últimos anos termos investido fortemente na robustez das medidas de segurança, este ataque demonstra que nenhuma organização está totalmente imune”, refere a nota.

A prioridade da instituição tem sido a reposição da operação, estando já a realizar consultas agendadas, ainda que com algumas limitações. As linhas de apoio ao cliente permanecem inativas, devendo voltar a funcionar nos próximos dias.

A Clínica Santa Madalena agradeceu ainda “a compreensão de clientes, colaboradores e médicos dentistas” e sublinhou o compromisso em reforçar a confiança dos utentes.

O ECO contactou a clínica para obter mais esclarecimentos, mas ainda não obteve resposta.

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