Lucro do Sporting dispara 66% para 20 milhões de euros
O volume de negócios do bicampeão nacional atingiu um "valor recorde" de 265 milhões de euros na última época. E o resultado operacional triplicou à boleia da participação nas competições europeias.
O clube leonino teve um resultado líquido de 20 milhões de euros na última época 2024/2025, mais 66% que no período anterior. É “o quarto valor positivo consecutivo nas últimas cinco épocas”, indica o Sporting, esta quinta-feira, em comunicado ao mercado.
O bicampeão nacional teve um volume de negócios “recorde” de 265 milhões, mais 7,4% que na época anterior e o resultado operacional atingiu 45,4 milhões de euros, três vezes mais que os 14,5 milhões registados em 2023/2024. O clube explica, na nota publicada no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que este resultado se deve à “participação em competições europeias (Liga dos Campeões da UEFA) e recordes e, atividades comerciais (merchandising e gamebox)”.
O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) atingiu os 102,9 milhões contra os 60,8 milhões da época anterior. A dívida líquida baixou 8 milhões de euros em relação ao mesmo período do ano passado. E o capital próprio subiu para 40,9 milhões, mais 19,9% face aos 21 da época passada.r.
Os rendimentos excluindo as transações de jogadores também ascenderam a um novo máximo, 148,1 milhões de euros, mais 45% que na época anterior, e já “representam 56% do volume de negócios”. O Sporting destaca os “recordes nas atividades comerciais”, com destaque para 17,3 milhões de euros em merchandising e 8,2 milhões em rendimentos de bilhetes da época (gamebox).
Na rubrica de venda de jogadores, houve uma quebra de 129,9 milhões para 116,2 milhões esta época com a “estabilização do plantel”. Ainda assim o clube sublinha as vendas de “jovens talentos” como Geovany Quenda e Dario Essugo para o Chelsea FC por, respetivamente, 50,8 milhões e 22,3 milhões de euros.
Já o reforço do plantel custou 74,6 milhões de euros, mais 16% que na época anterior, um valor “quase sete vezes superior ao registado há dez anos”. Só no mercado de verão deste ano investiu 97,9 milhões, mais 35% que em agosto do ano anterior.
O Sporting salienta ainda que o valor de mercado do plantel ultrapassou, pela primeira vez, o marco dos 500 milhões (511 milhões) e é o “primeiro e único” clube da liga portuguesa acima dessa marca. Aliás, a equipa era a 19ª mais valiosa da Europa na época 2024/2025.
Agora, em setembro, o plantel vale menos, 450,8 milhões, com o efeito da saída de Viktor Gyokeres.
O clube, em outro comunicado ao mercado, convocou ainda a assembleia-geral para 3 de outubro para, entre outros temas, aprovar a proposta de remuneração variável dos administradores executivos. Para Frederico Varandas, presidente do conselho de administração, é proposta uma remuneração total de 386,5 mil euros – 161,5 mil euros pela dimensão desportiva e 225 mil euros pela dimensão financeira. Para os outros administradores, o valor total atinge 289.875 euros.
Outra proposta para a reunião magna passa ainda por distribuir 2,79 milhões de euros pelos administradores e trabalhadores do clube a “título de participação nos lucros”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lucro do Sporting dispara 66% para 20 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}