A farmácia é o centro do debate internacional com destaque espanhol pela mão da Dra. López-Pinto
A professora Elsa López Pintor, da Universidade Miguel Hernández, participou no 83.º Congresso Mundial da Federação Farmacêutica Internacional (FIP) em Copenhaga.
Em Copenhaga, a investigadora participou em duas sessões científicas. Numa delas, sobre o tratamento comunitário dos sintomas de refluxo, destacou a necessidade de reforçar o papel do farmacêutico na gestão dos sintomas. Durante a apresentação, alertou para os riscos da automedicação prolongada com inibidores da bomba de protões e destacou a importância de uma abordagem integral que combine medidas de estilo de vida, apoio educativo e tratamentos adaptados ao paciente.
Noutra palestra, dedicada à síndrome do intestino irritável, partilhada com o professor Javier Santos (Hospital Universitário Vall d’Hebron, Espanha, e investigador do CIBER de Doenças Hepáticas e Digestivas, CIBERHED, do Instituto de Saúde Carlos III, López Pintor analisou o impacto da doença, o papel da microbiota intestinal na sua fisiopatologia e as novas terapias não farmacológicas, como os protetores mucosos de origem vegetal, que reforçam a barreira intestinal e melhoram os sintomas. A investigadora sublinhou a importância da comunicação empática e da acessibilidade da farmácia como primeiro ponto de contacto para os pacientes.
Posteriormente, em Varsóvia, como embaixadora europeia do GRIP, participou no debate internacional sobre o uso racional de antibióticos para travar a resistência bacteriana. «Cada interação na farmácia é uma oportunidade para melhorar a vida dos pacientes e, ao mesmo tempo, contribuir para um dos grandes desafios da saúde global: evitar que os antibióticos percam a eficácia», afirmou.
Com uma trajetória pioneira na implantação da farmácia assistencial em Espanha e linhas de investigação centradas no uso racional de medicamentos, López Pintor recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais, entre os quais a distinção FIP Wise Rising Star 2022.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A farmácia é o centro do debate internacional com destaque espanhol pela mão da Dra. López-Pinto
{{ noCommentsLabel }}