Fundação Unicaja cria holding que combina investimento estratégico e compromisso social

  • Servimedia
  • 12 Setembro 2025

Os principais objetivos são diversificar as receitas da instituição para o desenvolvimento do trabalho social, impulsionar o tecido empresarial andaluz e promover a habitação social.

O presidente da Fundação Unicaja, José M. Domínguez, e o diretor-geral da instituição, Sergio Corral, apresentaram esta sociedade de responsabilidade limitada e com capital 100% da Fundação, que aumentará a sua autonomia ao reduzir a dependência do dividendo da participação na Unicaja. Também divulgaram um projeto social baseado no investimento em habitações sociais para arrendamento, que será articulado através da sociedade promotora imobiliária LiveUpp.

A Fundatia desenvolverá a sua atividade através de três linhas de negócio: investimento em empresas não cotadas, investimento em ativos financeiros de rendimento fixo e variável e uma promotora imobiliária. Nasce com uma carteira inicial de 180 milhões e espera-se que, no final de 2028, o património gerido por esta nova sociedade de investimento ultrapasse os 350 milhões de euros.

Segundo indicaram, a holding da Fundação reforçará a sua capacidade de ação e o alcance do seu trabalho social, contribuindo para o progresso socioeconómico através do investimento em empresas andaluzas consolidadas. A Fundatia irá gerir os investimentos da Fundação em empresas não cotadas. Não está incluída nesta gestão a sua participação na Unicaja, cuja titularidade continuará a depender diretamente da Fundação, tal como as sociedades detidas a 100% que esta utiliza para o desenvolvimento indireto do seu trabalho social. Como a Fundalogy, criada em 2018 para impulsionar projetos empreendedores inovadores e de impacto social, e o Baloncesto Málaga, referência desportiva no seu âmbito de atuação.

O Conselho de Administração da Fundatia é composto por José M. Domínguez Martínez (presidente), Federico Beltrán Galindo, Sergio Corral Delgado, Juan Luis Galán Delgado, María Mata Fuentes, Ignacio Peinado Guerrero, Esther Sánchez Manzano, Alicia Vicente Andrés e Álvaro Villacorta Fernández. O seu diretor-geral é Rafael Moreno Romero e o secretário e vice-secretário do Conselho são, respetivamente, Manuel Atencia Robledo e Antonio Jesús López Expósito.

LIVEUPP

A Fundação também apresentou a LiveUpp, uma sociedade promotora imobiliária dependente do principal veículo de investimento. O atual problema de acesso à habitação e a escassez de habitações sociais na Andaluzia motivaram a vontade da Fundação de desenvolver uma nova linha de atividade social baseada no investimento na promoção e arrendamento de habitações sociais.

Através da LiveUpp e em terrenos de propriedade pública, a Fundação empreenderá a construção de habitações sociais e o seu posterior arrendamento. A flexibilidade da nova estrutura corporativa apresentada hoje pela Fundação permitiria incorporar no futuro outra sociedade exclusivamente arrendadora e também dependente da Fundatia.

Os locais das promoções da LiveUpp serão locais singulares das cidades andaluzas e os complexos residenciais serão inspirados em modelos habitacionais inovadores, ótimos na distribuição de espaços e serviços comuns. As habitações serão projetadas de forma especialmente respeitosa com o meio ambiente e disporão de áreas de uso compartilhado que acolherão atividades culturais, desportivas, sociais e produtivas para enriquecer a vida coletiva. Os eixos da atividade da Fundação Unicaja articularão a vida coletiva nos espaços comuns dos empreendimentos da LiveUpp. O projeto é concebido como um impulso social para jovens e famílias, para que possam evoluir e prosperar no âmbito de um acentuado sentido de comunidade.

O Conselho de Administração da LiveUpp é composto por José M. Domínguez Martínez (presidente), Violeta Aragón Correa, Ángel García Vidal, Antonio Manuel Rando Ortiz e Francisco Javier Russinés Torregrosa. O seu diretor-geral é Joaquín Osuna Rodríguez e o secretário e vice-secretário do Conselho são, respetivamente, Manuel Atencia Robledo e Marta Aurioles Cordones.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundação Unicaja cria holding que combina investimento estratégico e compromisso social

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião