Lucro da Baloise aumenta 25,5% no semestre anterior à fusão com a Helvetia

Portugal representa cerca de 22% dos ativos sob gestão da Baloise Vie Luxembourg, posicionando-se entre os três principais mercados da empresa a nível internacional.

A Baloise Vie Luxembourg – companhia de seguros do grupo sediada no Luxemburgo que opera em Portugal – registou um crescimento de 54% da sua carteira de seguros no primeiro semestre de 2025 face ao ano anterior para 3.100 milhões de euros, indicou a companhia ao ECOseguros.

João Marmelo está desde 2010 a tratar de Portugal para a base luxemburguesa da suíça Baloise, agora como diretor de vendas. A equipa passou de três para 12 profissionais.

No mercado português, a seguradora já conta com 900 clientes ativos. Atualmente, Portugal representa cerca de 22% dos ativos sob gestão da Baloise Vie Luxembourg, posicionando-se entre os três principais mercados da empresa a nível internacional. Em termos de prémios emitidos, o mercado português contribui com aproximadamente 20% do total, numa operação que também sobre a Bélgica, França, Itália, Alemanha, Mónaco e Polónia.

A distribuição de produtos em território nacional faz-se maioritariamente através de bancos privados com sucursais em Portugal ou com sede no Luxemburgo e na Suíça, bem como family offices (empresa de consultoria de gestão de património). Dos clientes, 90% são diretos (clientes bancários) e 10% chegam por intermédio de corretores.

A equipa dedicada ao mercado português soma atualmente 12 profissionais, distribuídos entre áreas comerciais (1), apoio comercial (2), jurídico (1), planeamento patrimonial (1), operações (5) e compliance ou AML (2).

Já a operação total do grupo registou um lucro atribuível aos acionistas de 275,9 milhões de francos suíços (295 milhões de euros) no primeiro semestre de 2025, uma subida de 25,5% face ao mesmo período do ano passado, indica a empresa no seu relatório financeiro semestral. O lucro antes dos juros e impostos (EBIT) aumentou 31,8% para 358,5 milhões de francos (383,5 milhões de euros), impulsionado pelo forte desempenho nos ramos Não-Vida, que melhorou o rácio combinado para 90,6%

O volume de negócios manteve-se praticamente estável em 5,24 mil milhões de francos (5,61 mil milhões de euros), menos 1,1%, refere a seguradora. No segmento vida, os prémios caíram 10,8% para 1,93 mil milhões (2,06 mil milhões de euros), enquanto os prémios de investimento subiram 38,3%, para 574 milhões (614 milhões de euros).

A empresa destaca ainda a sua posição financeira, com a S&P a confirmar em junho o rating A+ com perspetiva estável. O rácio de solvência suíço (SST) deverá situar-se em torno de 215% no final de junho.

Estes resultados antecedem a fusão com a Helvetia, aprovada pelos acionistas em maio e prevista para se concretizar até ao final de 2025, afirma a empresa. O novo grupo, Helvetia Baloise Holding, será o segundo maior operador de seguros na Suíça, com sinergias anuais estimadas em 350 milhões de francos até 2028.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro da Baloise aumenta 25,5% no semestre anterior à fusão com a Helvetia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião