Atualização de software mandou abaixo sistema informático interno do SNS. Nos garante que serviço está “normalizado”
Hospitais públicos e centros de saúde estiveram várias horas sem conseguir aceder ao sistema informático do SNS, pondo em risco cirurgias e consultas. Problema provocado por atualização do software.
O sistema informático interno do Sistema Nacional de Saúde (SNS) esteve em baixo em vários hospitais públicos, impedindo o acesso dos médicos ao processo clínico dos doentes, a exames e prescrições, avançou a SIC Notícias e confirmou o ECO.
As falhas começaram ainda durante a madrugada, sendo que, se o sistema se mantiver em baixo, as consultas e cirurgias programadas poderão estar em risco. Os profissionais estão a aguardar uma diretiva para saber os próximos passos.
Em declarações à SIC Notícias, a presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), Joana Bordalo e Sá, confirmou os constrangimentos em vários hospitais e centros de saúde, revelando que já deu a indicação aos médicos para avançarem com escusas de responsabilidade caso a situação não se resolva nas próximas horas.
“Isto demonstra a fragilidade tecnológica que a ministra [da Saúde] Ana Paula Martins e o primeiro-ministro, Luís Montenegro, mantêm no Serviço Nacional de Saúde. Isto é uma ausência de investimento sério em sistemas digitais, que coloca em risco não só o trabalho dos médicos e de todos os profissionais de saúde, mas, acima de tudo, a segurança dos doentes, porque ficamos impedidos de ver a informação clínica, não conseguimos prescrever, não conseguimos ver os exames”, criticou Joana Bordalo e Sá.
Segundo a responsável da FNAM, o que é aconselhado neste tipo de situações “é que todos os médicos entreguem e registem a sua escusa de responsabilidade”. “Não podemos ser responsabilizados por falhas que resultam de inoperância governativa, mais uma vez”, disse, assinalando que “o que está em causa não é apenas a burocracia, é a qualidade da assistência clínica, que pode colocar mesmo em causa o ato médico”.
“É inaceitável que em 2025 ainda tenhamos um serviço público de saúde dependente de sistemas tão frágeis, sem redundâncias, sem investimento”, atirou ainda Joana Bordalo e Sá.
Entretanto, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) confirmaram que a infraestrutura de comunicações dos cuidados de saúde primários e hospitalares “está com constrangimentos”. Em comunicado, refere que os problemas no sistema informático, operado pela Nos, “resultam de uma atualização” realizada pela operadora no software da Rede Informática da Saúde (RIS), provocando “instabilidades nos sistemas de informação” e “afetando alguns sistemas de apoio dos cuidados de saúde, nomeadamente, na Prescrição Eletrónica Médica (PEM)”.
“As equipas técnicas dos SPMS estão, juntamente com o operador externo, a tentar resolver a situação, prevendo-se que os serviços retornem à normalidade ainda durante a manhã“, indicam, lamentando “os transtornos causados”.
A Nos confirma que se verificou “alguma instabilidade” no sistema informático interno do Serviço Nacional de Saúde, que teve origem na atualização do software. “Assim que a causa foi identificada, a situação foi imediatamente resolvida, estando o serviço normalizado desde as 9h30 da manhã”, refere fonte oficial da operadora.
(Notícia atualizada às 11h10 com declarações da Nos)
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