Moçambique assume presidência da Associação de Supervisores de Seguros Lusófonos
A presidente do regulador de seguros português foi homenageada na assembleia geral da ASEL pela sua dedicação ao desenvolvimento da associação.
A presidente do conselho de administração do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM), Ester dos Santos José, é a nova líder da Associação de Supervisores de Seguros Lusófonos (ASEL). A decisão foi formalizada esta quarta-feira, em Maputo, no âmbito da XXII Assembleia Geral da associação, que reuniu reguladores do setor segurador e de pensões da lusofonia. De acordo com a Forbes África Lusófona, o encontro teve como prioridades a análise do Relatório e Contas, a definição do plano de atividades e a eleição dos órgãos sociais.
A nova presidente sucede à Região Administrativa Especial de Macau e sublinhou que a presidência será uma oportunidade para reforçar a cooperação entre os supervisores e promover a inclusão financeira. O encontro destacou ainda o papel da tecnologia, nomeadamente da inteligência artificial, na modernização dos mercados, bem como a necessidade de formação especializada de quadros no setor.
Durante a Assembleia Geral, foi prestada homenagem a Margarida Corrêa de Aguiar, presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), pela sua dedicação ao desenvolvimento da associação. A dirigente participou remotamente no evento.
Também Wilson Fong, administrador da Autoridade Monetária de Macau, foi distinguido pela sua contribuição enquanto presidente cessante da associação.
A próxima Assembleia Geral da ASEL está marcada para 2026 e terá lugar em São Tomé e Príncipe. À semelhança dos encontros anteriores, a reunião deverá centrar-se em temas de relevância estratégica para os mercados seguradores, com destaque para a supervisão prudencial, comportamental e a integração de novas práticas regulatórias na lusofonia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Moçambique assume presidência da Associação de Supervisores de Seguros Lusófonos
{{ noCommentsLabel }}