Voucher do E-Lar obriga a comprar tudo de uma só vez

  • ECO
  • 26 Setembro 2025

O vale para trocar eletrodomésticos a gás por elétricos é de utilização única, obrigando o consumidor a comprar todos os equipamentos no mesmo fornecedor e na mesma compra, num prazo de 60 dias.

As pessoas que aderirem ao voucher E-Lar — uma medida do Governo que permite trocar eletrodomésticos a gás por elétricos, tais como fornos, placas e termoacumuladores — só o podem utilizar uma vez, num prazo de 60 dias, avança o Jornal de Notícias. Sendo de utilização única, o consumidor fica obrigado a comprar todos os equipamentos no mesmo fornecedor e na mesma compra.

A Deco Proteste já tinha alertado que a utilização única do vale “limita a liberdade de escolha” dos consumidores, mas o Ministério do Ambiente e da Energia justifica o desenho do programa com questões logísticas, de transporte, bem como instalação certificada dos equipamentos. A multiplicação destes serviços, segundo o gabinete tutelado por Maria da Graça Carvalho, representaria “custos incomportáveis” e implicaria a redução do número de pessoas a beneficiar do apoio.

Neste momento, a lista de fornecedores da rede E-Lar onde o voucher pode ser descontado conta com 945 lojas. O Ministério do Ambiente e Energia tem ainda 99 processos em mão que estão em preenchimento. As lojas estão distribuídas em todo o território nacional, mas é no distrito do Porto onde há mais aderentes (133), seguindo-se Braga (115) e Aveiro (74). No fundo da tabela, com menos opções, estão os distritos de Beja (18) e Portalegre (19).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Voucher do E-Lar obriga a comprar tudo de uma só vez

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião