Gestora do Alqueva recebe mais 5 milhões de euros do Estado

Somente este ano, o Estado já injetou mais de 14,5 milhões de euros na EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva por via de três aumentos de capital. O último foi feito hoje.

Um lago artificial que alimenta 130 mil hectares não se sustenta sozinho. A EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, liderada por José Pedro Salema, anunciou esta terça-feira o terceiro aumento de capital do ano, desta vez no valor de 5,06 milhões de euros, totalmente subscrito pelo Estado.

Com esta nova injeção, o “coração hídrico do Alentejo” acumula este ano aumentos de capital acima dos 14,5 milhões de euros, através da emissão de 2,9 milhões de ações, todas pagas pelo seu único acionista: o contribuinte português.

A operação, aprovada por deliberação social unânime a 31 de outubro e comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta terça-feira, prevê a emissão de mais de um milhão de novas ações, “no valor de 5 euros cada, a subscrever e a realizar pelo Estado em numerário, para cobrir financeiramente o plano de investimentos aprovado”, lê-se no comunicado.

Este aumento junta-se a outros dois realizados em 2025: em fevereiro, a empresa recebeu 4,9 milhões de euros, e em agosto, mais 4,5 milhões.

A conta do ano fecha assim nos 14,5 milhões, mas representa apenas uma pequena fatia do esforço público acumulado na EDIA desde a sua fundação em 1995: mais de mil milhões de euros em aumentos de capital totalmente garantidos pelo Estado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gestora do Alqueva recebe mais 5 milhões de euros do Estado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião