As estações de Andorra apostam na garantia de neve nos Pirenéus com um investimento de 39 milhões de euros

  • Servimedia
  • 19 Novembro 2025

As estações da Grandvalira Resorts apresentaram as novidades para esta temporada de inverno, que está prevista para começar no próximo dia 5 de dezembro e se estender até 6 de abril.

O investimento total para esta temporada praticamente duplica em relação ao inverno passado e cresce 86%, atingindo os 39 milhões de euros.

Segundo informou a Grandvalira Resorts, Ordino Arcalís, Pal Arinsal e Grandvalira enfrentam a quarta temporada conjunta sob a égide da Grandvalira Resorts, mantendo a aposta na melhoria constante das suas infraestruturas e serviços, e esses 39 milhões de euros representam «um dos valores de investimento mais elevados dos domínios andorranos dos últimos anos». Por estações, 32,1 milhões correspondem ao investimento da Grandvalira, 2,9 milhões à Pal Arinsal e 4 milhões à Ordino Arcalís.

Um dos principais eixos de aposta para este inverno é a garantia de neve, explicou o diretor de marketing da Grandvalira Resorts, David Ledesma. De facto, dos 39 milhões de investimento total, cerca de 11 correspondem a melhorias na produção de neve artificial e na cobertura de neve das pistas. «Somando os investimentos deste inverno aos dos últimos cinco anos, investimos 27,8 milhões de euros em melhorias na rede de neve artificial. A intenção é continuar a manter este ritmo a médio prazo, uma vez que são investimentos essenciais para continuar a modernizar as estações e garantir as melhores condições de neve para o cliente, para que continue a perceber Andorra como garantia de neve», explicou.

Grandvalira, Pal Arinsal e Ordino Arcalís reforçam o seu compromisso de oferecer condições ótimas durante toda a temporada, garantindo um mínimo de 66% dos domínios com neve artificial. Dos 39 milhões de euros de investimento, cerca de 11 milhões são destinados à rede de neve artificial, com 53 novos canhões de neve e a substituição de 118 por modelos que consomem até 90% menos energia.

Além disso, os perfis das pistas foram melhorados para otimizar a produção e reduzir o consumo de água e energia, e Grandvalira foi pioneira nos Pirenéus com um novo sistema de refrigeração de lagoas no setor de Canillo. O domínio também avança na neve artificial com as novas lagoas do lago Vaquer (Grau Roig) e La Coma de Ordino Arcalís.

TECNOLOGIA PIONEIRA

Grandvalira Resorts torna-se o primeiro domínio dos Pirenéus a incorporar o forfait no telemóvel com o novo Mobile Pass, que permitirá aceder aos teleféricos a partir do smartphone sem passar pela bilheteira. Esta temporada começa com os forfaits para adultos de 1 a 3 dias e será progressivamente alargada a outros produtos, como os Forfaits de Temporada. Para tornar isso possível, foram renovadas as 244 catracas de Grandvalira, Pal Arinsal e Ordino Arcalís com tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE) e sistema antifraude Smart Guard baseado em inteligência artificial.

A aplicação Grandvalira Resorts incorpora um botão Wi-Fi de ligação automática, uma carteira digital para gerir reservas de escola, restauração e serviços, e mantém a venda de eSIM para se ligar à rede móvel de Andorra com tarifas competitivas. Além disso, a Grandvalira lança uma nova Garantia de Cancelamento que permite recuperar 100% dos custos dos produtos contratados no site (forfaits, atividades, aluguer, hotel e restauração), para reservar com maior flexibilidade.

Outra parte importante do investimento centrou-se em novas infraestruturas e instalações. Um exemplo disso é o edifício multifuncional de Pas de la Casa, que entrará parcialmente em funcionamento nesta temporada antes da sua grande inauguração no próximo inverno, ou a ampliação do TK Eslàlom de Soldeu, que dá acesso ao Estadi Eslàlom Creand, uma pista preta homologada pela FIS para a realização de treinos de alto nível e que, durante a temporada, recebeu tanto esquiadores da Federação Andorrana de Esqui como competidores internacionais.

Destacam-se também o novo teleférico no setor El Tarter para a sua zona de principiantes e a nova esteira transportadora em Ordino Arcalís, entre outros. Outras mudanças substanciais são a desmontagem do TK Bosc em Soldeu para reconverter o espaço numa nova zona para a prática de freeride, o novo circuito Turbo Snow Explorers e os dois novos circuitos Fun Cross, em Pal Arinsal.

ALÉM DO ESQUI

Seguindo a linha das últimas temporadas, Grandvalira Resorts consolida e amplia a sua aposta na gastronomia de qualidade, incorporando novas experiências, espaços renovados e colaborações com chefs de prestígio. O objetivo é continuar a posicionar-se como uma referência nos Pirenéus, não só pela sua oferta desportiva, mas também por uma proposta culinária variada, moderna e de nível, que complementa o dia de esqui e o après-ski. Um exemplo é a parceria com o chef Nandu Jubany, que reforça a sua presença com novas propostas no Tub bulthaup e com a linha de hambúrgueres gourmet La Vacanal no restaurante Coma III (Grau Roig), que se junta ao Vodka Bar e à Brasserie Piolet. No mesmo setor, La Suculenta levará os seus hambúrgueres artesanais às pistas.

As experiências exclusivas também se encontram em Andorra, em Soldeu–El Tarter chegam as Jean Leon Classic Nights com jantares temáticos e música ao vivo, o programa Rando’n’izza que combina travessia noturna e gastronomia italiana na La Trattoria, e o original Neu-Flix, um cinema ao ar livre a mais de 2.000 metros com churrasco e pipocas. Enquanto isso, o Snow Club Gourmet celebra a sua 8ª edição em Soldeu–El Tarter como um evento de referência da alta gastronomia na neve. Quem procura exclusividade em alojamento encontrará em Les 3 Cabanes de Grandvalira by Serras Collection —Domo, Niu del Pla de les Pedres e Cabana Piolet— uma experiência exclusiva no meio da montanha.

O après-ski volta a ter no L’Abarset o seu grande epicentro, com uma programação de DJs internacionais como Adam Beyer, Nina Kraviz, 2 Many DJs, Paco Osuna, Toman ou East End Dubs, além de novas sessões em colaboração com Brunch Electronik e Bresh, além do seu formato noturno After, que nos dias de esqui se prolonga até de madrugada num formato exclusivo de clube.

Outra novidade de Grandvalira é o regresso do Festival Snowrow na sua terceira edição. Assim como uma nova edição do Hibernation Festival em Pas de la Casa, consolidando os domínios de Andorra como um dos destinos de referência em festivais de inverno.

SUSTENTABILIDADE

Nos últimos 10 anos, as estações de Andorra investiram mais de 200 milhões de euros, destinando uma parte importante a projetos de energias renováveis, poupança energética e autoprodução. Entre as infraestruturas-chave destacam-se a mini-central hidroelétrica de Ordino Arcalís, a de Pessons em Grandvalira e o Parque Solar do Planell de la Tosa em Pal Arinsal.

Este inverno entra em funcionamento um novo parque fotovoltaico na estação intermédia do Funicamp, que permitirá aumentar a autoprodução de Grandvalira até 16,5% do seu consumo anual. Com Ordino Arcalís já 100% autossuficiente e Pal Arinsal atingindo 50% de energia renovável, o conjunto de Grandvalira Resorts chega a 30% de autoprodução.

A Grandvalira Resorts volta a confiar na agência VML The Cocktail (WPP) para as campanhas da marca neste inverno. A Grandvalira evolui a sua plataforma «O inverno infinito», ampliando o impacto do seu hino com a campanha «Como soa o seu inverno?», que reinterpreta a peça em tom jazzístico para simbolizar a personalização e a improvisação de cada visitante. Um reflexo de que, em Grandvalira, é você quem dita o ritmo da sua experiência.

Pal Arinsal continua a construir a sua narrativa a partir do eixo «Somos montanha, somos esqui e bicicleta», valorizando a sua dupla alma de estância de esqui e Bike Park de referência, e este ano centra-se em histórias de pessoas que privilegiam a montanha em detrimento do ruído e dos compromissos do dia a dia. Finalmente, Ordino Arcalís, a comunidade dos Indomáveis, lança uma nova campanha com o slogan «O instinto chama-te», convidando a deixar-se guiar pela liberdade e pelo caráter autêntico que definem o domínio, consolidando o seu posicionamento único nos Pirenéus.

Grandvalira Resorts será, mais uma vez, palco de competições desportivas do mais alto nível internacional. A Copa do Mundo de Esqui de Montanha ISMF Comapedrosa, que será realizada em Arinsal de 24 a 26 de janeiro, os históricos primeiros campeonatos mundiais de Freeride da FIS, que reunirão em Ordino Arcalís, de 1 a 6 de fevereiro, os melhores atletas desta modalidade na primeira prova mundialista da sua história, ou a Audi FIS Ski World Cup, que receberá as melhores esquiadoras da categoria em Grandvalira, entre 28 de fevereiro e 1 de março.

Estes são os eventos de destaque de um inverno que também dará oportunidade aos mais pequenos com o Borrufa FIS Children e o JAM Extreme Júnior FWT no final de março. As estações também darão espaço aos amadores com a já consagrada Mamba Race by Joan Verdú a 4 de abril. Último evento desportivo do inverno antes de dar lugar, no verão, a uma nova ronda da UCI MTB World Series em Pal Arinsal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

As estações de Andorra apostam na garantia de neve nos Pirenéus com um investimento de 39 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião