Euronext fecha compra de 74% da bolsa grega
O grupo que gere a bolsa de Lisboa garante o controlo da bolsa de Atenas e planeia sinergias de 12 milhões por ano até 2028, reforçando assim a sua liderança entre as praças europeias.
A Euronext anunciou esta quarta-feira o sucesso da oferta pública de aquisição sobre a bolsa grega, garantindo 74,25% dos direitos de voto da Hellenic Exchanges — Athens Stock Exchange (ATHEX). O negócio, que avalia a operadora do mercado de capitais grego em cerca de 413 milhões de euros, representa um marco na consolidação dos mercados europeus e abre caminho à integração de Atenas na infraestrutura pan-europeia da Euronext.
Durante o período de aceitação, que terminou a 17 de novembro, foram oferecidas 42,95 milhões de ações da ATHEX, ultrapassando amplamente o limiar mínimo de 50% mais uma ação necessário para o sucesso da operação. A 14 de novembro, a Euronext tinha recebido todas as aprovações regulatórias necessárias, cumprindo as condições estabelecidas no prospeto publicado em outubro.
A operação foi estruturada por uma troca de ações, com uma taxa fixa de conversão de 20 ações da ATHEX por cada nova ação da Euronext, o que valoriza cada título grego em 7,14 euros. A oferta representou um prémio de cerca de 19% face ao preço de fecho de 30 de junho, o último dia de negociação antes do anúncio da proposta inicial.
A Euronext prevê extrair sinergias anuais de 12 milhões de euros até ao final de 2028 da integração da bolsa helénica, principalmente através da migração da negociação grega para a plataforma Optiq e da harmonização das funções centrais.
“A integração da ATHEX na Euronext marca um momento significativo tanto para a Grécia como para o panorama financeiro europeu mais alargado”, afirmou Stéphane Boujnah, CEO e chairman da administração da Euronext, no comunicado divulgado esta quarta-feira ao mercado, sublinhando ainda que “ao juntar-se à Euronext, a ATHEX tornar-se-á parte de uma rede europeia forte e integrada focada em conectar economias locais com mercados globais”, acrescentou.
A Euronext, além de gerir a bolsa de Lisboa, opera ainda as bolsas de Amesterdão, Bruxelas, Dublin, Milão, Oslo e Paris, gerindo aproximadamente 25% da atividade de negociação de ações na Europa, com mais de 1.800 empresas cotadas e uma capitalização bolsista superior a seis biliões de euros. A bolsa grega apresenta uma capitalização de mercado de cerca de 344 milhões de euros.
Segundo o comunicado enviado ao mercado, a Euronext prevê extrair sinergias anuais de 12 milhões de euros até ao final de 2028 da integração da bolsa helénica, principalmente através da migração da negociação grega para a plataforma Optiq e da harmonização das funções centrais.
A Euronext refere ainda que os custos de implementação para concretizar essas sinergias são estimados em 25 milhões de euros, mas a equipa de gestão da Euronext “espera que a transação seja positiva para os acionistas do grupo logo no primeiro ano após a entrega das sinergias”, lê-se no comunicado.
Com menos de 90% dos direitos de voto oferecidos, a Euronext revelou que irá considerar as suas opções para atingir esse objetivo e otimizar a estrutura do Grupo ATHEX dentro do grupo Euronext.
“Esta aquisição consolida ainda mais o papel da Euronext como a infraestrutura de mercado diversificada líder da Europa e estabelece uma base sólida para o desenvolvimento do Grupo no Sudeste Europeu, uma região com fortes perspetivas de crescimento”, sublinhou ainda Stéphane Boujnah.
O CEO da Euronext anunciou ainda a intenção de criar um centro de suporte e tecnologia ao nível do grupo em Atenas, “que fornecerá apoio dedicado às linhas de negócio do Grupo Euronext”, refletindo “o compromisso de investir no talento grego e criar oportunidades valiosas para desenvolvimento profissional, inovação e sucesso a longo prazo”.
A Euronext emitirá as novas ações a 21 de novembro e liquidará a oferta a 24 de novembro, data em que as ações serão também admitidas à negociação no mercado regulamentado da Euronext. Os antigos detentores de ações da ATHEX que aceitaram a oferta deverão receber as ações da Euronext a que têm direito nessa mesma data.
Com menos de 90% dos direitos de voto oferecidos, a Euronext revelou que irá considerar as suas opções para atingir esse objetivo e otimizar a estrutura do Grupo ATHEX dentro do grupo Euronext, incluindo as medidas pós-oferta previstas no prospeto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Euronext fecha compra de 74% da bolsa grega
{{ noCommentsLabel }}