Fundação Álcool e Sociedade comemora o seu 25.º aniversário defendendo a educação como ferramenta fundamental no combate ao consumo de álcool por menores
No evento institucional realizado em Madrid, defendeu a educação e a colaboração entre agentes sociais como pilares fundamentais para prevenir o consumo de álcool por menores de idade.
Desde a sua criação em 2000, a entidade formou mais de 2,9 milhões de estudantes entre 12 e 18 anos, além de 50 000 famílias e 20 000 centros escolares em toda a Espanha, consolidando um modelo preventivo baseado em evidências científicas. O seu principal programa, «Menores ni una gota» (Menores, nem uma gota), conseguiu, de acordo com dados da Fundação, que sete em cada dez participantes modificassem a sua relação com o álcool, adiando o início ou reduzindo o consumo.
Durante a gala, conduzida por Silvia Jato, diretora de Relações Institucionais da Fundação, foram revisados os principais marcos de sua trajetória. Um dos momentos mais destacados foi a exibição do documentário “Una conversación pendiente. Menores y alcohol” (Uma conversa pendente. Menores e álcool), dirigido por Jaime Dezcallar e estrelado pela psicóloga e atriz Isabel Aboy. A obra se concentra em como abordar o consumo de álcool no ambiente familiar.
O evento contou com a participação por vídeo da Ministra da Educação, Formação Profissional e Desportos, Pilar Alegría, que felicitou a Fundação pelo seu trabalho e salientou que o Ministério «partilha plenamente o lema “educar para prevenir, porque a educação não só transmite conhecimentos, mas também ajuda a formar cidadãos livres, responsáveis e conscientes das consequências das suas decisões”».
Alegría destacou o impacto do programa «Menores ni una gota» (Menores, nem uma gota) e a sua contribuição para mudar as atitudes entre os mais jovens. O vice-conselheiro de Política e Organização Educativa da Comunidade de Madrid, José Carlos Fernández Borreguero, e o segundo vice-presidente da Câmara Municipal de Madrid, Borja Carabante, também estiveram presentes no evento.
Além disso, foram entregues os Prémios «CERO», na sua primeira edição, com os quais a Fundação reconhece entidades, profissionais e projetos comprometidos com o bem-estar da infância e da adolescência. Entre os premiados estão a Fundação ANAR, o atleta Álvaro Núñez (primeiro desportista com síndrome de Down a completar uma maratona), o «Projeto Elliot» da Fundação A La Par, o grupo Atresmedia pela sua iniciativa «Objetivo Bem-estar Júnior» e o centro escolar SAFA Linares de Jaén.
Os resultados obtidos pela FAS refletem-se na última Pesquisa ESTUDES 2025, elaborada pelo Ministério da Saúde, que constata uma redução histórica no consumo de álcool entre menores. De acordo com os dados, 73,9% dos jovens já consumiram álcool alguma vez na vida (contra 84,1% em 1994), 51,8% nos últimos 30 dias (contra 75,1%) e o consumo intensivo ou binge drinking situa-se em 24,7%, o seu nível mais baixo desde o ano 2000.
A Fundação Álcool e Sociedade expressa num comunicado a sua intenção de continuar a trabalhar em colaboração com famílias, centros educativos e administrações públicas, para reduzir riscos e promover hábitos saudáveis entre a população mais jovem.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fundação Álcool e Sociedade comemora o seu 25.º aniversário defendendo a educação como ferramenta fundamental no combate ao consumo de álcool por menores
{{ noCommentsLabel }}