Total e Chevron lideram corrida para entrar no projeto da Galp na Namíbia

Galp está na fase final de escolha de uma parceira para operar exploração de petróleo na Namíbia. Tanto a petrolífera francesa como a americana têm participações em projetos no país africano.

A francesa TotalEnergies e a americana Chevron lideram a corrida para ser a parceira da Galp GALP 1,52% na exploração petrolífera no complexo do Mopane, na Namíbia, noticiou esta quarta-feira a Reuters. A empresa portuguesa pretende vender metade da participação de 80% a uma parceira que deverá também operar o projeto.

A Reuters cita quatro fontes, mas adianta que a TotalEnergies e Chevron recusaram-se a comentar.

A Galp estima que o complexo do Mopane tenha capacidade de entregar mais de dez mil milhões de barris, ou um nível superior, uma descoberta que ditou uma subida a pique — de mais de 20% — nas ações da cotada assim que foi comunicada, em abril do ano passado.

Esta terça-feira, co-CEO da Galp, João Diogo Marques da Silva, disse que a empresa está na “fase final” de escolher uma parceira, sublinhando a importância do projeto no portfólio da empresa e de selecionar uma operadora com experiência em águas profundas.

Fonte oficial da Galp referiu esta quarta-feira à Reuters que “negociações relativas à Namíbia estão a progredir com uma lista restrita de licitantes preferenciais fortemente alinhados ao Mopane“, recusando-se a nomear as empresas envolvidas.

Tanto a Total como a Chevron têm participações em campos de petróleo na bacia de Orange, na Namíbia, adjacente ao Mopane, embora a perfuração inicial da Chevron não tenha produzido hidrocarbonetos comerciais, afirmou a empresa norte-americana em janeiro.

A Total afirmou que pretende tomar uma decisão final de investimento na sua própria descoberta na Namíbia, Venus, embora o alto teor de gás no campo tenha tornado o desenvolvimento desafiador e mais caro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Total e Chevron lideram corrida para entrar no projeto da Galp na Namíbia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião