BYD está a avaliar a localização de uma terceira fábrica na Europa, que poderá ser em Portugal

  • ECO
  • 20 Novembro 2025

Pedro Cordeiro, COO da BYD em Portugal, é o primeiro convidado da nova temporada do podcast ECO Auto, sobre o futuro da mobilidade.

Pedro Cordeiro é o convidado do ECO Auto, um podcast sobre o futuro da mobilidade, que surge de uma parceria do ECO com o Mundo Automóvel. Licenciado em engenharia mecânica e gestão, fala-nos da história e da visão da BYD, um exemplo da transformação que está a atravessar a indústria automóvel, sendo a atual líder mundial de veículos elétricos e uma das primeiras marcas da China na Europa. Em Portugal, ao fim de dois anos, a BYD conquistou uma importante visibilidade e perceção de qualidade dos seus veículos.

Com um percurso profissional ligado ao setor automóvel, Pedro Cordeiro destaca também neste episódio, os principais impactos da transformação tecnológica na indústria e no ecossistema da mobilidade com a condução autónoma, e revela-nos a história da BYD, que com apenas 30 anos de atividade no setor automóvel atingiu a liderança mundial de VE, e a visão da marca para o futuro. “Com apenas 30 anos no setor automóvel, a BYD foi fundada pelo engenheiro químico e académico Wang, atual chairman da marca. Começou como fabricante de baterias recarregáveis, nomeadamente para os dispositivos móveis, e evoluiu para a criação da BYD Auto com um híbrido (PHEV) em 2008, ano em que entrou Warren Buffet como acionista, sendo atualmente líder mundial de veículos elétricos com mais de 7 milhões de viaturas produzidas.”

Com a transformação que se verifica na indústria automóvel e com a disrupção tecnológica, que torna o automóvel numa plataforma tecnológica, a China beneficia do planeamento que definiu para a eletrificação com o objetivo de reduzir a poluição ambiental, a par do grande investimento do governo para dotar as empresas dos recursos adequados, resultando na sua liderança em termos de volume e de empresas neste setor.

A estratégia da BYD para responder à legislação europeia passa pela localização de fábricas na Europa para produzir localmente, tendo uma fábrica em início de produção, uma em desenvolvimento na Turquia e a possibilidade de uma terceira fábrica. “O Surf será o primeiro modelo a ser fabricado na Europa, na República Checa. Está também em fase final de implantação uma fábrica na Turquia e em avaliação a localização de uma terceira fábrica. Pedro Cordeiro adianta que “há contactos feitos diretamente pela marca em Portugal pelas condições privilegiadas do país, como a fábrica de um dos maiores fabricantes de baterias do mundo, projetada para Sines, as reservas de lítio, mas também a mão-de-obra qualificada que podem ser atrativos para escolher a nova localização em Portugal.”

A cobertura da rede de carregamento é um fator relevante para o crescimento do mercado de veículos elétricos estando o nosso país numa posição vantajosa, atualmente com uma média de 22 viaturas por posto de carregamento na rede pública, mas também as empresas investem para se tornarem autossuficientes no abastecimento das suas frotas e na produção própria de energia com painéis fotovoltaicos.

A BYD começou bem em Portugal e beneficiou da posição de liderança que o País tinha à época, com mais postos de carregamento do que muitos dos países da Europa e no pelotão da frente na venda de viaturas elétricas, que mantém acima da média europeia com 20 a 22% do mercado”, sublinhando que “a rede pública de carregamento em Portugal cresceu cerca de 30% desde o ano passado.”

Sobre o perfil de consumo refere que recentemente tem havido na Europa e no nosso mercado uma aposta nos modelos com tecnologia hibrida PHEV, nomeadamente nos segmentos A e B que facilitam o acesso a veículos elétricos. “A BYD tem atualmente 12 modelos em comercialização entre elétricos e híbridos com a tecnologia PHEV em crescimento e que constitui uma importante ajuda para os objetivos da transição energética.”

Numa antevisão do futuro da mobilidade a dez anos, Pedro Cordeiro refere que as viaturas elétricas estão em permanente desenvolvimento com soluções cada vez mais disruptivas e capazes de resolver a ansiedade com as autonomias e carregamentos mais rápidos. “Estamos perante viaturas altamente tecnológicas, com um elevado grau de conectividade que podem ser controladas através de uma aplicação digital para diferentes funções, atualização over the air e em desenvolvimento das tecnologias adequadas aos níveis de condução autónoma.” No domínio da tecnologia de condução autónoma adianta que “a BYD tem parecerias com alguns dos principais operadores de inteligência artificial e já existem projetos piloto a decorrer na China para o nível 4 da condução autónoma.”

A coexistência da circulação automóvel com e sem condutor é já uma realidade, nomeadamente nos Estados Unidos, com vantagens ao nível da segurança e da redução da sinistralidade rodoviária “sendo uma opção no futuro das cidades, com a legislação adequada e a tecnologia que garanta robustez e confiabilidade”.

O Podcast ECO Auto resulta de uma parceria com o Mundo Automóvel e está disponível no Spotify e na Apple Podcasts.

Assista ao episódio completo aqui:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BYD está a avaliar a localização de uma terceira fábrica na Europa, que poderá ser em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião