Há quase menos 15 mil desempregados inscritos no IEFP do que há um ano
Número de desempregados inscritos no IEFP recuou 4,7% em outubro face ao mesmo mês do ano passado. Há, portanto, menos 14.788 pessoas inscritas do que há um ano.
O número de desempregados inscritos nos centros do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) encolheu em outubro, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira. Com uma quebra homóloga de 4,7%, o total de inscritos baixou para 297.722 pessoas.
“No fim do mês de outubro de 2025, estavam registados, nos serviços de emprego do continente e regiões Autónomas, 297.722 indivíduos desempregados“, informa o IEFP, numa nota publicada esta semana.
“O total de desempregados registados no país foi inferior ao verificado no mesmo mês de 2024 (-14.788; -4,7% ), bem como ao do mês anterior (-4.878; -1,6%)”, é ainda indicado.

Em comparação com o mesmo mês de 2024, o desemprego registado diminuiu em todas as regiões do país, tendo o recuo mais acentuado sido observado na Madeira (-19,1%).
Já face a setembro, o número de desempregados inscritos diminuiu nas regiões do Norte (-3,9%), Centro (-1,6%) e Lisboa e Vale do Tejo (-1,7%), mas subiu nas demais zonas do país. “O aumento mais expressivo [foi registado] na região do Algarve (+19%)”, destaca o IEFP.
Por outro lado, no que diz respeito às diferenças entre os vários setores, o IEFP dá conta que em outubro o desemprego apresentou, face ao mês homólogo de 2024, uma diminuição em todas as áreas de atividade. No setor agrícola, o recuo foi de 5,1%, no dos serviços foi de 1,3% e no secundário foi de 2,4%.
A nota divulgada esta manhã revela ainda que as ofertas de emprego por satisfazer, no final de outubro de 2025, dispararam em termos homólogos, mas caíram em cadeia.
Em causa estão, no total, 18.768 vagas de emprego, mais 58,1% do que há um ano, mas menos 0,2% do que em setembro, de acordo com o IEFP.
(Notícia atualizada às 12h51)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Há quase menos 15 mil desempregados inscritos no IEFP do que há um ano
{{ noCommentsLabel }}