Sete em cada dez espanhóis anteciparão as suas compras de Natal na Black Friday
De acordo com o «Estudo sobre as percepções do impacto do comércio eletrónico nas poupanças das famílias em Espanha» da Ipsos para a Amazon.
Sete em cada dez espanhóis (72%) anteciparão as suas compras de Natal para a Black Friday. Este ano, prevê-se um gasto médio de 230 euros, 9,5% a mais do que neste período de 2024, de acordo com o «Estudo sobre as perceções do impacto do comércio eletrónico na poupança das famílias em Espanha», realizado pela Ipsos para a Amazon.
De facto, a Black Friday é o evento de ofertas preferido por 62% dos inquiridos, que afirmam ter poupado quase 150 euros comprando nesta época do ano passado. Num contexto em que seis em cada dez consumidores em Espanha afirmam ter percebido uma perda de poder de compra, o comércio eletrónico e os eventos de ofertas como a Black Friday consolidam-se como aliados da poupança.
Os consumidores mais jovens e as famílias com filhos são os que têm uma maior perceção de poupança no canal online e utilizam com mais facilidade ferramentas que contribuem para obter os melhores preços, de acordo com o mesmo estudo. De facto, 9 em cada 10 inquiridos consideram que o comércio eletrónico os ajuda a fazer face ao aumento do custo de vida.
Entre as categorias mais populares nas compras da Black Friday, 49% dos inquiridos optam por adquirir roupa, calçado e acessórios, enquanto 43% escolhem eletrónica e tecnologia. Os brinquedos, as consolas e os videojogos também são muito populares para 25%, seguidos de perto pelos eletrodomésticos (22%) e pelos produtos desportivos (21%). Durante a Semana da Black Friday da Amazon, os clientes poderão poupar até 30% em produtos de marcas como Dodot, ghd, Levi’s, Neutrogena e Samsung, entre outras; em pequenas e médias empresas como Olistic Science, Flamingueo, CREATE, Polo Club Oficial e Save Family, e poderão encontrar ofertas numa seleção de dispositivos Amazon, incluindo Echo, Kindle e eero.
«Na Amazon, trabalhamos constantemente para melhorar a experiência de compra dos nossos clientes e oferecer preços competitivos durante todo o ano, mas estamos cientes de que a Black Friday é, sem dúvida, um dos momentos de compra mais importantes do ano. Durante a Semana da Black Friday, que começa hoje e vai até 1 de dezembro, os clientes poderão desfrutar de mais de um milhão de ofertas e antecipar as suas compras de Natal com total comodidade e segurança, aproveitando também a rapidez das nossas entregas”, explicou Ana Sánchez-Jáuregui, diretora de consumo da Amazon.es.
A Amazon convida os seus clientes a anteciparem as suas compras aproveitando a Semana da Black Friday, podendo fazê-lo quando e onde quiserem, beneficiando de ofertas de até 30% e desfrutando de entregas rápidas, mesmo no mesmo dia, se for cliente Prime. Além disso, para maior tranquilidade, a maioria dos artigos comprados entre 1 de novembro de 2025 e 6 de janeiro de 2026 poderá ser devolvida até 6 de fevereiro ou durante os 30 dias após a sua receção.
A empresa divulgou esses dados durante a apresentação da Amazon Land, uma exposição imersiva e gratuita localizada em Madrid, que estará aberta ao público gratuitamente até 23 de novembro para celebrar a Semana da Black Friday. A exposição está localizada na Explanada em frente ao intercambiador de Príncipe Pío (Paseo de la Florida, 2). Nos dias 20 e 21, das 16h às 20h, e nos dias 22 e 23, das 11h às 14h e das 15h às 20h.
Nesta instalação de 400 metros quadrados, os visitantes poderão conhecer os principais marcos da empresa, começando pela famosa garagem onde Jeff Bezos fundou a Amazon há 30 anos. Ao longo das diferentes salas, descobrirão como funciona um centro logístico da Amazon; o impacto da empresa em Espanha; como funciona a tecnologia na nuvem da Amazon Web Services (AWS) que impulsiona a logística da Amazon e milhões de empresas e instituições públicas em todo o mundo; descobrir algumas das ofertas que estarão disponíveis durante a Semana da Black Friday; e viver em primeira pessoa, através de um ecrã 360, a viagem de um produto, desde que um cliente o compra na Amazon.es até o receber.
Desde 2010, a Amazon investiu mais de 20 mil milhões de euros nas suas operações em Espanha e conta com mais de 40 centros espalhados por todo o país. As operações logísticas da Amazon são «o pilar fundamental sobre o qual se constrói a experiência do cliente, garantindo a máxima eficiência em cada etapa do processo, desde que o cliente clica em comprar até que o produto chega à sua porta ou ponto de recolha. A rede logística da Amazon permite chegar a 100% dos códigos postais na península e a mais de 90% em 2 dias, e conta com milhares de pontos de recolha na península espanhola e nas Ilhas Baleares para onde os compradores podem enviar as suas compras», indicou a empresa.
Na área dedicada à AWS dentro da Amazon Land, os participantes descobrirão como a tecnologia em nuvem é o motor invisível que torna possível a experiência Amazon. Através de demonstrações interativas e visualizações imersivas, poderão compreender como a AWS gere milhões de transações simultâneas durante eventos como a Black Friday, otimiza as rotas de entrega em tempo real e garante a segurança dos dados. Além disso, conhecerão casos de sucesso de empresas espanholas e organismos públicos (como BBVA, Cabify, Iberia, Securitas Direct e Comunidade de Madrid) que utilizam a nuvem da AWS para inovar em setores tão diversos como a banca ou a segurança doméstica, transportes e viagens, entretenimento ou administração pública, demonstrando que a nuvem faz parte do nosso dia a dia e que, graças a infraestruturas essenciais como os centros de dados, hoje desfrutamos de uma vida digital acessível e transformadora.
«Cada pedido processado na Amazon, cada recomendação personalizada e cada entrega otimizada são possíveis graças à tecnologia de nuvem da AWS. Mas o mais emocionante é que essa mesma tecnologia que usamos internamente está disponível para milhares de empresas e organismos espanhóis, e milhões em todo o mundo, permitindo-lhes competir em escala global, inovar mais rapidamente e oferecer melhores experiências aos seus clientes», afirmou Merce Mariño, diretora de Tecnologia da AWS para Espanha e Portugal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sete em cada dez espanhóis anteciparão as suas compras de Natal na Black Friday
{{ noCommentsLabel }}