Portugal em risco de não cumprir metas de reciclagempremium
A quantidade de embalagens que segue para reciclagem está a estagnar e as metas europeias para embalagens de vários materiais estão em falha.
Portugal está em risco de não cumprir já este ano a maioria das metas de reciclagemimpostas pela União Europeia. Os números partilhados pela Sociedade Ponto Verde (SPV) fazem um retrato pouco positivo do atual momento. O envio de embalagens para reciclagem registou um aumento de 2% no primeiro semestre de 2025, em comparação com os mesmos seis meses do ano anterior. O total que foi enviado para reciclagem neste período foram 231 mil toneladas, mais 4.009 toneladas em comparação homóloga. “ O ritmo de crescimento continua a ser insuficiente para Portugal conseguir cumprir as metas de reciclagem de embalagens até ao final deste ano”, alerta a SPV.As embalagens de plástico, assim como as de papel e cartão, são as únicas que, no conjunto de 2024, já superavam as metas específicas impostas
Veja todos os planos
Assine para ler este artigo
Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Se já é assinante, Faça Login.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.