Novo presidente do INEM quer aumentar taxa sobre seguros

  • ECO Seguros
  • 14 Dezembro 2025

A taxa para financiamento do INEM cobrada nos seguros de Vida, Acidentes, Saúde e Automóvel pode aumentar de 2,5% para mais de 3% admite Luís Cabral, novo presidente do instituto de emergência médica.

A taxa de 2,5% cobrada pelas seguradoras nos prémios emitidos de seguros de Vida, Acidentes, Saúde e Automóvel pode aumentar, admitiu Luís Cabral, novo presidente do INEM, em entrevista ao jornal Público (acesso Pago) .

O financiamento dos seguros, neste momento, já não cobre as respostas que temos. Vamos ter de rever esse valor”, disse Cabral. Quando inquirido sobre um aumento de 2,5% para 3%, comentou não saber “se os 3% serão o necessário. Penso que, se for pedido esse esforço aos portugueses, deve ser pedido um esforço que nos garanta uma sustentabilidade de funcionamento do sistema a longo prazo”, disse.

Perante a hipótese de essa taxa subir para 3,5%, afirmou que o INEM tem de “salvaguardar os 30 milhões que já foram encaixados na despesa e os aumentos do próximo ano e, por isso, penso que um aumento de meio ponto percentual não será suficiente para garantir a sustentabilidade do sistema a longo prazo”. O aumento, segundo o presidente do INEM, deveu-se a uma revisão do protocolo com a Liga Portuguesa dos Bombeiros, realizada este ano, que implicou um aumento de despesa anual em cerca de 30 milhões de euros.

As taxas cobradas pelas seguradoras e entregues ao INEM, em 2024, ascenderam a 170 milhões de euros, mais de 98% do orçamento do INEM. Um aumento da taxa em 0,5% representa mais 34 milhões de euros a valores do ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo presidente do INEM quer aumentar taxa sobre seguros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião