Fundação Ageas e CUF apoiam oito novos projetos de inovação social
A Fundação Ageas e a CUF anunciaram a seleção de oito projetos para a segunda edição do programa ÍMPARES, uma iniciativa de aceleração que apoia organizações de impacto social em Portugal.
A Fundação Ageas e a CUF anunciaram esta semana os oito projetos selecionados para integrar a segunda edição do ÍMPARES, um programa de aceleração destinado a organizações de impacto social em Portugal que oferece orientação e formação em áreas como gestão de equipa, planeamento estratégico e comunicação.

Entre os projetos selecionados estão a Braining, que utiliza realidade virtual e inteligência artificial na reabilitação de AVC; a Cuidadores, que promove o bem-estar e a capacitação de cuidadores informais; a DAT – Dance, Arts & TangoTherapy, que combina dança e artes para inclusão social. Outros incluem o programa iMAGINE by DiVERGE, focado em empregabilidade de jovens adultos; a Lira, que apoia mulheres neurodivergentes; o NoCode Institute, que capacita talentos não-técnicos em competências digitais sem código através de tecnologias No-Code e IA.; a plataforma UNE-IDADES, que promove a partilha de casa entre estudantes e idosos; e o serviço VEM – Mobilidade com Dignidade, que acompanha pessoas com dificuldades de mobilidade em deslocações diárias com um serviço de “Uber humano”.
Os projetos foram escolhidos entre 122 candidaturas, num processo que incluiu a realização de um bootcamp onde foram partilhadas ferramentas e estratégias para ajudá-los a crescer.
“Sem escala não se resolvem problemas sociais! Esta é uma das máximas do programa ÍMPARES e que esteve na origem da escolha destes oito projetos de inovação social. Todos eles são escaláveis, pertinentes e são geridos por equipas nas quais acreditamos e reconhecemos valor”, afirma João Machado, Presidente da Fundação Ageas.
Já Mariana Ribeiro Ferreira, Diretora de Cidadania Empresarial da CUF, destacou que “nenhum desafio social se resolve isoladamente. A nossa participação no ÍMPARES reforça a importância das parcerias multissetoriais para escalar soluções inovadoras. Quando unimos competências de diferentes setores, conseguimos transformar bons projetos em respostas sociais sustentáveis e com impacto real na vida das pessoas”.
O programa surge num momento em que Portugal quer mobilizar 200 milhões de euros para a inovação social até 2030.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fundação Ageas e CUF apoiam oito novos projetos de inovação social
{{ noCommentsLabel }}