Trump ameaça impor tarifas a países que não concordem com anexação da Gronelândia
Trump quer apoderar-se da Gronelândia, a bem ou a mal, por considerar que a ilha no Ártico é fundamental para a defesa dos Estados Unidos. Ameaça impor tarifas a países que concordem com o plano.
O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou esta sexta-feira impor tarifas a países que não apoiem o plano dos Estados Unidos em controlar a Gronelândia, avançam os media internacionais. “Poderei impor tarifas aos países se não concordarem com os planos para a Gronelândia, porque nós precisamos da Gronelândia por questões de segurança nacional. Como tal, poderei fazer isso”, afirmou Trump, esta sexta-feira, durante um discurso nos EUA.
O republicano assegura que com esta ameaça “vai reduzir” o número de países que estão contra a anexação. O Presidente norte-americano quer tomar a Gronelândia, a “bem ou a mal”, por considerar que a ilha no Ártico é fundamental para a segurança nacional dos Estados Unidos.
As declarações de Trump representam uma nova escalada no conflito diplomático em relação à Gronelândia, depois de vários países europeus e da NATO terem afirmado que qualquer alteração ao estatuto do território deve respeitar a soberania da Dinamarca e a vontade do povo da Gronelândia.
Na quinta-feira, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, advertiu que o destacamento de tropas europeias para a Gronelândia não terá influência na ambição do Presidente norte-americano em relação ao território autónomo dinamarquês. E afirmou que o grupo de trabalho, criado durante a reunião com governantes da Dinamarca e Gronelândia, tinha como objetivo debater o “plano de aquisição” da ilha ártica. Algo que o chefe da diplomacia dinamarquesa, Lars Løkke Rasmussen, já corrigiu.
Os comentários da porta-voz surgem depois de a Dinamarca ter anunciado na quarta-feira um aumento imediato das suas forças na Gronelândia, bem como a realização de exercícios militares, num esforço para aliviar as preocupações declaradas por Washington sobre a segurança do território e da região do Ártico.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Trump ameaça impor tarifas a países que não concordem com anexação da Gronelândia
{{ noCommentsLabel }}