Fidelidade confirmou venda de 40% da Luz Saúde à Macquarie
A operação de entrada do grupo australiano no capital da Luz Saúde está confirmada e fechada. Entram administradores do comprador mas Magalhães Correia continua chairman e Isabel Vaz mantém-se CEO.
A Fidelidade concluiu esta quinta-feira a venda de uma participação de 40% no capital da Luz Saúde ao Grupo Macquarie Asset Management via MEIF 7 MED BIDCO, S.A., após a verificação de todas as condições definidas para o efeito, designadamente de caráter regulatório, comunicou a seguradora.
Após ter anunciado o acordo com o Grupo Macquarie Asset Management em setembro de 2025, a conclusão da operação confirma a entrada do grupo australiano na estrutura acionista da Luz Saúde, com a Fidelidade “a manter uma posição de controlo, pela importância da Luz Saúde para a estratégia de desenvolvimento do Grupo na área da saúde”, acrescenta.
No quadro da conclusão da transação, foram cooptados três novos administradores não executivos indicados pelo Grupo Macquarie: Juan Caño, Thierry Chiche e Gabriele Duesberg. A presidência do Conselho de Administração continua a ser assegurada por Jorge Magalhães Correia e a presidência da Comissão Executiva por Isabel Vaz. A Comissão Executiva da Luz Saúde mantém a sua composição, com a alteração decorrente da entrada de Francisco Mota, que integrava a direção executiva do grupo.
A venda desta participação ao Grupo Macquarie reforça, segundo a empresa, “a estrutura acionista da Luz Saúde, com a entrada de um parceiro de referência e experiência comprovada no setor, contribuindo para o seu crescimento de médio e longo prazo, bem como para o reforço da sua posição de mercado.
A operação teve subjacente uma avaliação da Luz Saúde superior a 1,1 mil milhões de euros, pelo critério de Enterprise Value.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fidelidade confirmou venda de 40% da Luz Saúde à Macquarie
{{ noCommentsLabel }}