INE confirma inflação de 5,3% em março, um máximo de 28 anos

Variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor está no valor mais alto desde junho de 1994. Preços dos produtos energéticos em máximos de 31 anos.

A taxa de inflação em Portugal acelerou para 5,3% em março, a mais elevada desde junho de 1994, em linha com a estimativa anteriormente divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O aumento é influenciado pelos produtos energéticos e alimentares não transformados.

De acordo com os dados publicados esta terça-feira pelo INE, o indicador de inflação subjacente (excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) acelerou em março, passando de uma variação homóloga de 4,2% em fevereiro para 5,3%.

Por sua vez, a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos foi de 3,8%, “taxa superior em 0,6 p.p. à registada em fevereiro de 2022”. “Este é o valor mais elevado registado desde fevereiro de 2003”, diz o INE. Enquanto isso, o índice referente aos produtos alimentares não transformados apresentou uma variação de 5,8% (3,7% em fevereiro).

Mas foi nos preços da energia onde se notou mais esta tendência de crescimento. De acordo com o INE, o agregado relativo aos produtos energéticos apresentou uma taxa de variação de 19,8% (15% no mês precedente), o valor mais elevado desde fevereiro de 1991, enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados registou uma variação homóloga de 5,8% (3,7% em fevereiro).

Comparando com fevereiro, o IPC teve uma variação de 2,5% (em fevereiro, a variação mensal foi 0,4% e em março de 2021 tinha sido 1,4%). “A variação média dos últimos 12 meses foi 2,2% (1,8% em fevereiro)”.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português apresentou uma variação homóloga de 5,5%, valor mais elevado registado desde o início do IHPC, em 1996, refere o INE. Esta taxa reflete, “sobretudo, diferenças apreciáveis no comportamento dos preços dos bens energéticos, em particular da eletricidade”.

(Notícia atualizada às 11h45 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

INE confirma inflação de 5,3% em março, um máximo de 28 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião