Portugal na mira dos fundos que financiam processos judiciais

  • ECO
  • 29 Abril 2022

São um terceiro agente que se interpõe entre os advogados e os seus clientes ou partes, suportando todos os custos do processo. Só são remunerados se ganharem a causa.

Vários fundos de investimento internacionais têm vindo a sondar o mercado nacional para explorar oportunidades de third-party litigation, um modelo de negócio em que estes fundos suportam os custos dos processos e só são remunerados se a causa for bem sucedida, avança o Expresso esta sexta-feira. Este novo modelo introduziria uma alteração significativa nos processos judiciais em Portugal, escreve o semanário.

São um terceiro agente que se interpõe entre os advogados e os seus clientes ou partes. Pagam os honorários dos advogados, os pareceres técnicos, as peritagens e as custas judiciais. Se a causa tiver um bom desfecho, são reembolsados do empréstimo, acrescido de uma comissão (os valores não são divulgados, mas poderão ir dos 15% aos 50% do valor da causa). Se os clientes perderem em tribunal, arcam com o risco e não recebem nada.

O Expresso refere que este modelo de negócio já deu alguns passos em Portugal, sobretudo em ações coletivas (o chamado contencioso de massa) e na arbitragem comercial (disputas entre empresas). O objetivo destes fundos internacionais é alargar a carteira de clientes e o espetro das ações judiciais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal na mira dos fundos que financiam processos judiciais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião