Semana dos bancos centrais arranca em baixa nas bolsas europeias

Galp cede 1,7% com petróleo a cair mais de 1% devido à queda da atividade industrial na China. Fed e Banco de Inglaterra deverão subir juros esta semana.

A semana em que os bancos centrais vão dominar a agenda dos investidores arrancou em baixa nas principais bolsas europeias. Lisboa acompanha as perdas com os títulos da Galp a recuaram 1,7%, numa sessão em que o barril de petróleo desliza mais de 1% devido aos receios com a economia chinesa.

O principal índice português, o PSI, cede 0,55% para 5.897,20 euros nos primeiros minutos de negociação. Também as ações europeias estão sob alguma pressão, com o Stoxx 600 a perder 0,8%, depois de Wall Street ter fechado a cair 3,6% na passada sexta-feira. As praças de Madrid, Paris e Frankfurt desvalorizam entre 0,7% e 1% no arranque.

Reserva Federal e Banco de Inglaterra vão centrar a atenções ao longo da semana, sendo expectável que ambos subam as taxas de juro. Ainda que a economia americana tenha caído no primeiro trimestre, a Fed deverá manter os planos de continuar a apertar a sua política monetária, estando em cima da mesa uma subida dos juros na ordem dos 50 pontos base, faltando saber qual a posição do presidente Jerome Powell quanto àquila que poderá ser a trajetória futura.

Na quinta-feira será a vez e o Banco de Inglaterra anunciar a sua decisão. Os analistas esperam uma subida de 25 pontos base, o quarto aumento seguido, num esforço para travar a escalada dos preços.

Os receios em relação ao enfraquecimento do crescimento económico da China também está a condicionar os mercados, nomeadamente do petróleo, com os barris de referência em Londres e Nova Iorque a recuaram mais de 1%.

Por lá, é a petrolífera Galp que lidera as perdas: os títulos recuam 1,68% para 11,435 euros. Aliás, o dominante setor energético está em queda: EDP cai 0,86% para 4,404 euros e EDP Renováveis cede 0,66% para 22,49 euros, enquanto a Greenvolt recua 0,99% para 7,00 euros

Galp cai 1,7%

Outro dos pesos pesados nacionais, o BCP, cai 0,95% para 0,1466 euros.

“As bolsas europeias arrancam a semana em queda, no dia em que se espera que os indicadores de atividade industrial mostrem nova desaceleração do ritmo de expansão na Zona Euro em abril, contrastando com um ganho de momentum nos EUA. Isto depois de se ter ficado a saber que na China tanto a Indústria como os Serviços estiveram em contração”, indicam os analistas da sala de mercados do BCP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Semana dos bancos centrais arranca em baixa nas bolsas europeias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião