Direto “Todas as mulheres, crianças e idosos” foram evacuados de Azovstal, diz governo ucraniano

As autoridades ucranianas noticiaram intensos combates em Donbass, numa altura em que se mantém o cerco sobre Azovstal. ONU divulga 1.º relatório sobre a guerra, mas apenas se refere a uma "disputa".

Neste 73º dia de guerra, as autoridades ucranianas noticiaram intensos combates em Donbass, enquanto se mantém o cerco da siderurgia Azovstal, onde as tropas ucranianas de Mariupol estão a resistir. Ainda assim, ao final da tarde, a vice-primeira ministra ucraniana revelou que “todas as mulheres, crianças e idosos” foram evacuados de Azovstal.

O presidente da Ucrânia reitera que continuam em aberto as negociações com a Rússia, mas apenas se Moscovo retirar as suas tropas. Volodymyr Zelenskyy sinaliza que são necessários “canais diplomáticos” e que o pré-requisito passa por “recuperar a situação a partir de 23 de fevereiro”, isto é, antes da guerra começar. ““Eles têm que recuar”, afirmou sobre as tropas russas, acrescentando que “nessa situação” poderão “começar a discutir as coisas normalmente”.

O Conselho de Segurança do ONU emitiu o primeiro relatório relativo à guerra na Ucrânia, contudo, em nenhum momento do documento se referem ao conflito como “guerra” ou “invasão”, apenas referindo que se trata de uma “disputa”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Todas as mulheres, crianças e idosos” foram evacuados de Azovstal, diz governo ucraniano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião