Lista VIP: inquérito foi arquivado e serão retomados os processos disciplinares
BE quis saber se os responsáveis pela área de informática na altura em que rebentou o escândalo da lista VIP continuavam a ocupar os mesmos cargos na altura das transferências para offshores.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) foi notificada no mês passado de que o inquérito em torno da “lista VIP” foi arquivado pelo Ministério Público. Serão agora retomados os processos disciplinares, afirmou esta terça-feira a Diretora-Geral da AT no Parlamento.
A questão foi levantada pelo Bloco de Esquerda, que quis saber se os responsáveis pela área de informática na altura em que rebentou o escândalo da lista VIP continuavam a ocupar os mesmos cargos quando foram feitas várias transferências para offshores sem controlo do fisco. Também o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos já ligou o caso da “lista VIP” a estas transferências.
Sobre a “lista VIP”, Helena Borges recordou um relatório da Inspeção-Geral das Finanças, “identificando pessoas” e sugerindo que “se ponderassem” processos disciplinares — foram então instaurados quatro.
Porém, o processo disciplinar acabou por ficar suspenso, a aguardar as conclusões do processo de inquérito, acrescentou a líder da AT. No mês passado, a Autoridade Tributária foi notificada de que o Ministério Público tinha arquivado o inquérito da lista VIP. “Vamos retomar a instrução dos processos disciplinares”, referiu depois.
Helena Borges salientou que não seria “oportuno tomar decisões precipitadas” antes de concluídos estes processos e afirmou que estas pessoas foram mantidas, quando questionada por Mariana Mortágua sobre este assunto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lista VIP: inquérito foi arquivado e serão retomados os processos disciplinares
{{ noCommentsLabel }}