5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que é aprovado o Orçamento do Estado para 2022 serão conhecidos dados sobre a avaliação bancária das casas e os empréstimos e depósitos bancários.

O Orçamento do Estado para 2022 será finalmente aprovado esta sexta-feira, depois do chumbo da primeira versão do documento ter levado a eleições antecipadas. Neste dia, serão também conhecidos dados económicos como a avaliação bancária na habitação e a evolução dos empréstimos e depósitos. Nos mercados, a agenda conta com a apresentação de resultados da Semapa e com a assembleia geral de acionistas da Navigator.

Orçamento do Estado para 2022 é aprovado

Depois de uma maratona de debates e votações, chega a altura da votação final global do Orçamento do Estado para 2022, quase a chegar a meio do ano. O documento já tem aprovação garantida, com a maioria absoluta do PS, mas contará também com a abstenção dos deputados únicos do Livre e do PAN.

Avaliação das casas atinge novo recorde?

O Instituto Nacional de Estatística divulga os resultados do Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação referente ao mês de abril deste ano. Em março, o valor a que os bancos avaliam os imóveis para efeitos de concessão de crédito à habitação voltou a subir, pelo sétimo mês consecutivo, batendo um novo recorde. De acordo com os dados do INE, o valor mediano do metro quadrado fixou-se em 1.331 euros.

CGTP sai à rua para exigir aumento de salários

Depois da Frente Comum, a CGTP também avança para uma manifestação que se vai realizar esta sexta-feira, no dia da aprovação do Orçamento do Estado para 2022. Esta ação, onde é reivindicado o aumento geral de salários para todos os trabalhadores, das pensões de reforma para os reformados, marca o início de um conjunto de lutas pelo país que vão decorrer em junho.

BdP publica empréstimos e depósitos bancários das famílias

O Banco de Portugal (BdP) revela esta sexta-feira a evolução dos empréstimos e depósitos na banca em abril. No final de março contavam-se 97,9 mil milhões de euros em empréstimos para a compra de casa, um aumento de quase 5% face ao ano passado. A instituição liderada por Mário Centeno dizia tratar-se do maior aumento desde outubro de 2008.

Semapa apresenta resultados do 1º trimestre

A Semapa, uma das cotadas do índice de referência nacional, vai apresentar os resultados do primeiro trimestre de 2022. Além disso, irá também realizar uma assembleia geral de acionistas. A Navigator, outra cotada do PSI, tem também esta sexta-feira a assembleia geral, onde deverá ser aprovado o pagamento de um dividendo adicional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião