Belgas têm 20 milhões para reconstruir retail park de Portimão

Mitiska REIM vai fazer nascer o Nova Vila Retail Park, substituindo o conjunto comercial anterior, que foi destruído por um incêndio em 2012. Projeto vai criar mais de 200 postos de trabalho.

O grupo belga Mitiska REIM vai investir 20 milhões de euros na reconstrução do retail park de Portimão, que já foi o maior do Algarve, mas que acabou destruído por um incêndio em 2012. De acordo com o projeto, que está atualmente em consulta pública, o Nova Vila Retail Park terá uma área de construção de cerca de 21 mil metros quadrados e criará mais de 200 postos de trabalho.

O lote com 78.927 metros quadrados está vazio desde 2012, ano em que um incêndio destruiu o Portimão Retail Park, inaugurado seis anos antes. Em 2016, este complexo foi vendido pelo fundo British Land à Multi Corporation, detida pela gigante norte-americana Blackstone. Nessa altura, juntamente com o retail de Portimão vieram mais quatro retail parks, numa operação avaliada em 100 milhões de euros.

Entretanto, o ativo (ou o pouco que restava dele) foi vendido à Mitiska REIM, líder europeia em retail parks, que chegou a Portugal em janeiro de 2018 com a aquisição do Parque Mondego, em Coimbra, e do Focus Park Canidelo, em Vila Nova de Gaia. Desde cedo que a empresa comunicou a vontade de ressuscitar este retail park, que já foi o maior do Algarve, e sabe-se agora que prevê um investimento de 20 milhões de euros para essa reconstrução.

De acordo com o projeto da empresa belga, o projeto terá uma área de construção de 21.268 metros quadrados, sendo que o lote tem uma área total de 78.927 metros quadrados. O retail park terá dois pisos, cerca de duas dezenas de lojas e 839 lugares de estacionamento, alguns dos quais para veículos elétricos. “Nesta área do parque de estacionamento irá implantar-se um conjunto de lojas destinadas a restauração”, lê-se.

Projeto do futuro Vila Nova Retail Park.CBRE

“O projeto irá assim preencher o atual vazio urbano, originando um novo espaço, com novas áreas verdes, áreas públicas e a abertura de vias de ligação às redes circundantes”, referem os proprietários. Está ainda previsto um espaço comercial que “poderá operar como loja Drive-In” ou de apoio a um possível futuro posto de abastecimento de combustível, que será objeto de licenciamento autónomo.

A Mitiska REIM estima a criação de 211 postos de trabalho diretos, “orientados sobretudo para satisfazer as necessidades de aproximadamente 20 estabelecimentos comerciais” e de, “pelo menos, 12 postos de trabalho associados aos serviços de manutenção e limpeza”. Soma-se ainda o emprego indireto decorrente da cadeia de fornecedores e contratação de serviços externos.

O grupo belga chegou a Portugal em 2018 com a compra de um retail park em Coimbra e outro em Vila Nova de Gaia. Desde então já se somaram mais investimentos, como o Alverca Retail Park, Santarém Retail Park, Aveiro Retail Park e o Lima Retail Park (Viana do Castelo), os quatro comprados em 2020, por cerca de 40 milhões de euros, tal como noticiou o ECO na altura.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Belgas têm 20 milhões para reconstruir retail park de Portimão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião