5 coisas que vão marcar o dia

Da inflação ao turismo, passando pelo PRR e pelo aeroporto do Porto, saiba o que vai marcar esta quinta-feira.

O INE publica esta quinta-feira dados provisórios sobre a inflação em junho e a atividade turística em maio. Decorre ainda a conferência QSP Summit sobre investimento no aeroporto do Porto e o primeiro evento anual sobre o PRR. Esta quinta-feira termina ainda o prazo para a entrega da declaração do IRS.

Conferência QSP Summit sobre investimento no aeroporto do Porto

O dia de ontem ficou marcado pela discussão em torno da solução decidida pelo Governo para o aeroporto de Lisboa. No rescaldo, decorre esta quinta-feira a conferência QSP Summit, cujo tema é o investimento no aeroporto do Porto, que tem levantado vários críticas por parte do turismo e de vários autarcas do Norte. O evento arranca às 14h na Exponor e vai contar com a presença do ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, o diretor do aeroporto Francisco Sá Carneiro, Fernando Vieira, e Ricardo Valente, vereador da Câmara do Porto.

Como evoluiu a inflação em junho?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar esta quinta-feira a estimativa rápida da inflação em junho. Os portugueses estarão atentos para ver se continua a trajetória de crescimento que se tem registado nos últimos meses. A taxa alcançou 8% em maio, o valor mais alto desde 1993. Apesar de o fenómeno ser agora mais transversal, a energia continua a dar o maior contributo para a elevada subida dos preços em Portugal.

Fim do prazo para entrega do IRS

Termina esta quinta-feira o prazo para entregar a declaração de IRS, referente aos rendimentos de 2021. Até ao momento, a Autoridade Tributária e Aduaneira já recebeu cerca de 5,5 milhões de declarações dos contribuintes e reembolsou mais de 2,4 mil milhões de euros, numa campanha que arrancou a 1 de abril.

Turismo ganha força?

Esta quinta-feira é dia de saber como evoluiu a atividade turística em maio, que tem estado a recuperar e que, em abril, já superou os números de 2019. No quarto mês do ano, devido à Páscoa, o setor alcançou 2,4 milhões de hóspedes e 4,1 milhões de dormidas, aumentos de 424,6% e 548,4% face a abril de 2021 e a subidas de 1,6% e 1,1% face a 2019, respetivamente.

Evento anual sobre o PRR

A Estrutura de Missão Recuperar Portugal e a Comissão Europeia organizam esta quinta-feira o primeiro evento anual do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O evento conta com as intervenções da ministra da Presidência, do secretário de Estado do Planeamento e ainda a presença de vários representantes de Bruxelas. O PRR de Portugal tem um valor de 16,6 mil milhões de euros: 13,9 mil milhões de euros em subvenções e 2,7 mil milhões de euros em empréstimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião