Produção das fábricas da Zona Euro cai pela primeira vez em dois anos

Indicador que é visto como "termómetro" da economia aponta para contração na Zona Euro em junho, com subida dos preços e incerteza a pesarem na confiança dos consumidores.

A produção das fábricas da Zona Euro caiu pela primeira vez desde o início da pandemia, há dois anos, com a subida dos preços e a deterioração das perspetivas económicas a pesarem no sentimento dos consumidores.

O índice de compras dos gestores (PMI) da S&P Global caiu para 52,1 em junho em relação aos 54,6 registados em maio, marcando o ponto mais baixo desde agosto de 2020, embora tenha ficado acima da leitura inicial de 52.

Já o índice que mede a produção, sendo considerado um bom indicador do estado da atividade económico, caiu para valores abaixo dos 50 – que traça a divisão entre expansão e contração –, fixando-se nos 49,3 no mês passado, o valor mais baixo em dois anos. Em maio estava nos 51,3.

“A atividade manufatureira na Zona Euro esteve em queda em junho, com a produção a cair pela primeira vez em dois anos perante uma queda acentuada da procura”, explica Chris Williamson, economista da S&P Global. “A procura está a enfraquecer com as empresas a reportarem que os consumidores estão mais cautelosos em relação aos seus gastos devido ao aumento dos preços e à incerteza da economia”, acrescentou.

O índice de novas encomendas afundou-se ainda mais em relação à fasquia dos 50, tendo caído para os 45,2 em junho, o nível mais baixo desde maio de 2020.

Estes dados surgiram uma hora antes de o Eurostat divulgar a estimativa rápida para a taxa de inflação na região no mês de junho. Em maio, a inflação estava nos 8,1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção das fábricas da Zona Euro cai pela primeira vez em dois anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião