5 coisas que vão marcar o dia

Em dia de reunião de concertação social, Pedro Nuno Santos vai ao Parlamento falar sobre o aeroporto de Lisboa e a Fed vai publicar o relatório sobre a atual situação económica no país.

Enquanto o país continua em estado de contingência por causa do calor, esta quarta-feira vai ficar marcada pela reunião plenária da concertação social e pela audição de Pedro Nuno Santos no Parlamento por causa do aeroporto de Lisboa. No estrangeiro, nota para a divulgação, pela Reserva Federal norte-americana (Fed), do relatório sobre a atual situação económica do país.

Pedro Nuno Santos no Parlamento

O ministro das Infraestruturas e da Habitação vai ao Parlamento para falar sobre o atual estado do aeroporto de Lisboa. A audição de Pedro Nuno Santos na comissão de Economia e Obras Públicas foi pedida pelo PSD duas semanas depois do despacho sobre o futuro das infraestruturas aeroportuárias na região de Lisboa. O documento gerou polémica e acabou por ser revogado a pedido do primeiro-ministro.

Reunião da concertação social

A última reunião plenária da concertação social antes das férias vai ter, como principais temas, o debate sobre a transformação digital da Segurança Social e ainda fará um ponto de situação sobre a implementação do Acordo de Formação Profissional. A reunião vai contar com a presença do secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos.

Reunião com sindicatos da Função Pública

A partir das 10h, a secretária de Estado da Administração Pública, Inês Ramires, recebe os três sindicatos representativos dos trabalhadores da Administração Pública, com quem debate as valorizações remuneratórias (entrada na carreira de técnico superior e valorização em função da habilitação académica – grau de Doutoramento), e a tramitação do procedimento concursal.

O estado da construção

O índice de produção na construção relativo a maio será divulgado nesta quarta-feira, em conjunto com os dados do emprego e dos salários nesta atividade económica. Resta saber se estes indicadores irão superar os níveis pré-pandemia e quais os efeitos da escalada da taxa de inflação.

Livro Bege da Fed

A Reserva Federal dos Estados Unidos apresenta o relatório sobre a situação económica no país com base nas informações obtidas junto de economistas, analistas, académicos e empresários. O documento vai ajudar a orientar a próxima reunião do conselho de governadores da Fed.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião