Margem de refinação da Galp dispara de 6,9 para 22,3 dólares/barril no segundo trimestre

A Galp produziu menos petróleo no segundo trimestre, mas viu a margem de refinação passar de 6,9 para 22,3 dólares por barril, informou a empresa esta quarta-feira.

A Galp Energia GALP 0,80% produziu menos petróleo no segundo trimestre, mas a margem de refinação disparou de 6,9 para 22,3 dólares por barril, de acordo com informação divulgada pela empresa através da CMVM. Este desempenho acontece numa altura em que o mercado continua fortemente condicionado pela guerra na Europa.

Segundo o trading update, que dá conta dos principais indicadores operacionais e comerciais da petrolífera portuguesa, bem como das condições macroeconómicas no mercado, a produção de petróleo da Galp, entre abril e junho, caiu 6% em termos homólogos e 8% em cadeia. Foram, em média, 107,7 mil barris por dia.

Evolução das ações da Galp

No total, a produção working interest da Galp encolheu 7% em termos homólogos e 9% em cadeia, para 119,6 mil barris diários de petróleo e equivalentes. Já a produção líquida (net entitlement) cifrou-se nos 118,1 mil barris.

Ao nível comercial, a empresa viu as vendas de produtos petrolíferos subirem 22% em termos homólogos. Já as vendas de gás natural subiram 12% no mesmo período, mas caíram 10% face ao primeiro trimestre de 2022. Na eletricidade, as vendas cresceram 7% face ao segundo trimestre de 2021 e caíram 4% em cadeia.

Na mesma nota, a Galp diz esperar uma “geração robusta de cash flow operacional” no segundo trimestre, o que levará a uma “redução da dívida líquida”. Os resultados serão anunciados ao mercado em 25 de julho.

(Notícia atualizada pela última vez às 8h27)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Margem de refinação da Galp dispara de 6,9 para 22,3 dólares/barril no segundo trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião