Desemprego registado cai para “valor mais baixo de sempre” em junho

Em junho haviam 282.453 pessoas inscritas nos centros de emprego, uma descida superior a 25% em termos homólogos e o número "mais baixo de sempre", segundo o Governo.

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego desceu em todas as comparações em junho, recuando mais de 25% face ao mesmo mês do ano passado, para 282.453, mostram as estatísticas mensais do IEFP. Segundo o Ministério do Trabalho, “é o valor mais baixo de sempre”.

De acordo com o IEFP, “no fim do mês de junho de 2022, estavam registados, nos Serviços de Emprego do Continente e Regiões Autónomas, 282.453 indivíduos desempregados, número que representa 61,4% de um total de 459.742 pedidos de emprego”. O número representa uma queda homóloga de 25,3% e uma descida de 4,7% face a maio passado.

Num comunicado, o Ministério do Trabalho enaltece que, “em junho, o desemprego atingiu o valor mais baixo de sempre”. “O desemprego registado pelo IEFP, em junho, desceu em todas as comparações, quer em cadeia, quer em termos homólogos, quer face ao último mês de maio pré-pandemia”, acrescenta o gabinete da ministra Ana Mendes Godinho.

Com a época do verão a começar, o Algarve foi a região que registou a maior descida no desemprego registado, uma queda na ordem dos 18,7%, segundo o IEFP. O maior contributo para a redução do desemprego foi o do setor do alojamento, restauração e similares, que viu o desemprego registado descer 40,5% face a junho de 2021.

Fonte: IEFP

No mesmo comunicado, o Governo destaca também a descida homóloga de 32,2% do desemprego jovem em junho: “O desemprego jovem (pessoas com menos de 25 anos) regista nova diminuição em cadeia de menos 6,3% em junho (-1.882 jovens) e uma diminuição de -32,2% (-13.188 jovens) face ao período homólogo.”

Por fim, é referido que, “em junho, havia 137.561 desempregados de longa duração: registou-se nova diminuição de -5,5% entre maio e junho de 2022 (-8.081 pessoas), estando agora -22,8% abaixo do nível registado em junho de 2021 (-40.664 pessoas)”, aponta o Governo.

(Notícia atualizada pela última vez às 14h06)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego registado cai para “valor mais baixo de sempre” em junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião