Parlamento abre a porta ao Brexit… e a libra cai

A moeda recua para mínimos de janeiro, depois de o Parlamento britânico ter aprovado a lei que permite a Theresa May dar o pontapé de saída às negociações para a saída do Reino Unido da UE.

A libra estrelina está a ser uma das principais vítimas do mercado cambial na sessão desta terça-feira. A divisa britânica recua face às principais pares, depois de o Parlamento britânico ter aberto a porta ao arranque das negociações para o Brexit.

Nesta segunda-feira, a libra desliza 0,74%, para os 1,2129 dólares, com os investidores a preferirem desfazer-se da divisa britânica, depois de o Parlamento britânico ter aprovado a lei que permite à primeira-ministra britânica iniciar o processo de discussão que ditará a saída do Reino Unido da União Europeia (UE). A aprovação da lei aconteceu na noite desta segunda-feira, faltando agora a sua apresentação à rainha Isabel II para ratificação, entrando imediatamente em vigor.

A partir desse momento, Theresa May poderá ativar o artigo 50º do Tratado da União Europeia, que determina o desejo de saída da UE, dando seguimento ao resultado do referendo realizado a 23 de junho de 2016. O Governo não revelou a data precisa da notificação, mantendo contudo que esta acontecerá até ao final do mês de março.

Libra em queda

Fonte: Bloomberg

A libra tem sido uma das principais vítimas do resultado do referendo britânico, acumulando desde a data da sua realização uma desvalorização de 19% face ao dólar. “Agora que o Parlamento abriu claramente o caminho para que Theresa May acione o artigo 50, há uma clara noção no mercado de que o Governo do Reino Unido está a preparar-se para potencialmente dificultar as negociações com a União Europeia no que respeita ao Brexit”, afirmou Jane Foley, estratega do mercado cambial da Rabobank. “Isto poderá lançar uma nova ronda de incerteza acerca da futura relação com a UE, o que poderá ser penalizador para a confiança dos investidores. A libra está a reagir a isso”, acrescentou o mesmo especialista para justificar a perda de valor da moeda britânica nesta terça-feira.

A desvalorização de hoje coloca a divisa britânica no patamar mais baixo desde 17 de janeiro deste ano, dia em que Theresa May delineou o seu plano para o Brexit, onde seria dada prioridade à reconquista do controlo das leis de imigração à custa da perda de acesso ao mercado único. Ou seja, bem próximo de mínimos de mais de três décadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento abre a porta ao Brexit… e a libra cai

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião