Entrevista a Susana Afonso. Edição de setembro da Advocatus

  • ADVOCATUS
  • 30 Agosto 2022

Na Advocatus de setembro pode ler a entrevista à sócia da CMS, Susana Afonso, um especial sobre a diversidade nas firmas e ainda uma entrevista ao coordenador do Rock 'n' Law.

Susana Afonso lidera a área de Trabalho e Fundo de Pensões na CMS Portugal, onde está desde 2010. Membro do Conselho de Administração do escritório, coordena e supervisiona o aconselhamento jurídico e laboral diário a empresas nacionais e internacionais, através da preparação de pareceres e memorandos, acompanhamento de negociações para a cessação de contratos de trabalho, condução de processos coletivos de despedimento e rescisão, acompanhamento e representação de clientes na negociação e revisão de instrumentos de regulamentação coletiva, condução de processos relacionados com a transferência de locais de trabalho, transferência de estabelecimento, definição de planos de compensação e organização do tempo de trabalho.

Nos últimos anos, participou e coordenou alguns dos mais importantes processos de reestruturação no país, nomeadamente no setor financeiro, segurador, industrial, farmacêutico, da construção, da aviação, do comércio a retalho e dos serviços. Faz parte ainda da atual direção da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores. Leia a entrevista à advogada na revista deste mês.

Susana Afonso, Sócia Coordenadora de Direito do Trabalho da CMS Rui Pena & Arnaut, em entrevista ao ECO/Advocatus - 06JUL22
Susana Afonso, Sócia Coordenadora de Direito do Trabalho da CMS Rui Pena & Arnaut, em entrevista ao ECO/AdvocatusHugo Amaral/ECO

A Advocatus foi tentar perceber se as sociedades de advogados em Portugal têm ou não políticas de inclusão de profissionais com deficiências. Todas as contactadas admitem que possuem políticas próprias e que os seus espaços estão preparados para receber pessoas com deficiências físicas. Ainda assim poucas são as que integram profissionais com este tipo de incapacidade, sendo que apenas a SRS, entre as questionadas, possui uma advogada com deficiência.

Nesta edição pode ler ainda uma entrevista ao coordenador do Rock ‘n’ Law. Este será o último ano de Francisco Proença de Carvalho neste cargo do projeto e à Advocatus fez um balanço dos últimos oito anos à frente do RnL. O advogado adiantou ainda o que podemos esperar este ano do evento.

Frederico Félix Alves é o advogado do mês desta edição. O of counsel da CCSL Advogados contou como tem sido a sua integração no escritório. Sublinhou que é na advocacia que se sente “verdadeiramente realizado” e que o seu envolvimento com a política foi “acidental”. O advogado defende que os escritórios são cada vez mais geridos como verdadeiras empresas, “tendo adotado um modelo de gestão muito mais profissional”.

Félix Bernardo, managing partner da Caldeira Pires & Associados, esteve à conversa com a Advocatus e fez um balanço “muito positivo” dos oito anos de atividade. Afirmou que o foco está nos clientes, mas também no bem-estar da equipa. A advogada adiantou também que estão a criar as condições necessárias para abrir um escritório no Porto. Descubra todos os pormenores na rubrica sociedade do mês.

Caldeira Pires & Associados - 12JUL22

A Abreu Advogados assessorou a Utrust na expansão dos seus serviços para o mercado imobiliário português. A Utrust é uma fintech portuguesa que pretende revolucionar os sistemas de pagamentos em criptomoeda ao possibilitar que comerciantes aceitem “pagamentos” em criptomoedas de forma rápida e com conversão para fiat. Descubra todos os pormenores da operação na rubrica negócio do mês da 139.ª edição.

Assine a revista Advocatus aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Entrevista a Susana Afonso. Edição de setembro da Advocatus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião