Wall Street abre em baixa após discurso de Powell

Investidores digerem o discurso de Jerome Powell que garantiu que o banco central está "fortemente comprometido" em controlar a inflação, abrindo a porta a novos aumentos das taxas de juro. 

Após os ganhos sólidos da última sessão, os principais índices norte-americanos abriram a sessão desta quinta-feira em baixa, depois de o presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos ter garantido que o banco central está “fortemente comprometido” em controlar a inflação, abrindo a porta a novos aumentos das taxas de juro.

O S&P 500 recua 0,71%, para 3.951,58 pontos, enquanto o industrial Dow Jones perde 0,61%, para 31.387,59 pontos. Ao mesmo tempo, o tecnológico Nasdaq desvaloriza 0,90%, para 11.685,27 pontos, depois de ter brilhado na sessão anterior, ao somar cerca de 2%.

Este desempenho acontece pouco depois de o presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos ter discursado na 40.ª conferência monetária anual do Cato Institute, em Washington, onde garantiu que o banco central está “fortemente comprometido” em controlar a inflação, abrindo a porta a novos aumentos das taxas de juro. Os analistas apontam que há 80% de possibilidade de o banco central norte-americano voltar a subir as taxas de juro em 75 pontos base na reunião deste mês.

Além disso, surge no dia em que o Banco Central Europeu subiu as taxas de juro na Zona Euro em 75 pontos base. A presidente, Christine Lagarde, admitiu que vem aí mais inflação.

“Há um jogo de forças entre a necessidade de conter a inflação, mas, ao mesmo tempo, a economia está a desacelerar”, sinaliza Willem Sels, CIO global de private banking e gestão de património do HSBC, citado pela Reuters.

Os investidores estão ainda a digerir os dados relativos ao mercado laboral, que atingiram mínimos de três meses. Na semana terminada a 3 de setembro, houve uma quebra de seis mil pedidos de desemprego, com o valor atual a situar-se nos 222 mil pedidos, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Departamento do Trabalho dos EUA. Este balanço supera as expectativas dos analistas consultados pela Reuters, que apontavam para 240 mil pedidos.

Entre as cotadas que se destacam nesta sessão está a GameStop, que sobe 4,20%, para 25,11 dólares, depois de ter apresentado um prejuízo trimestral menor do que o esperado pelos analistas. Em contrapartida, a American Eagle Outfitters tomba 12,68%, para 10,12 dólares, depois de ter registado lucros abaixo do esperado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street abre em baixa após discurso de Powell

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião