Preço do gás natural cai 4% para 212 euros por MWh

Preços estão a corrigir do disparo de 25% observado no início da semana. Bruxelas enfrenta oposição de uma dezena de países da UE na tentativa de limitar o preço do gás russo.

Os preços do gás natural na Europa estão a cair 4% esta sexta-feira, acumulando uma queda de mais de 5% nos últimos cinco dias. Este desempenho acontece como forma de correção, após o disparo de 25% no início da semana. A União Europeia (UE) quer impor um teto máximo ao preço do gás que vem da Rússia, mas há cerca de uma dezena de países que se mostram contra.

O contrato Dutch TTF Gas para entrega em outubro está esta manhã a cair 4,61% para 210,365 euros por MWh, o equivalente a uma queda de 2,17% nos últimos cinco dias. Este desempenho é uma correção face ao disparo de 25% que acontece há dois dias.

Evolução do preço do gás natural na Europa desde março.

Os ministros da Energia da UE deverão reunir-se sexta-feira para discutir a fixação de limites aos preços do gás natural russo, depois de a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, já ter afirmado que Bruxelas pretende mesmo impor um teto máximo ao preço do gás que vem da Rússia.

Contudo, a UE enfrenta a oposição de, pelo menos, dez Estados-membros, entre os quais a Polónia, Itália e a Grécia, que não concordam com essa medida, por considerarem que uma decisão dessas poderá levar a Rússia a cortar completamente o fornecimento de gás à Europa, algo que o Kremlin já ameaçou. O fornecimento de gás russo ao bloco foi reduzido em cerca de 80% desde o início da invasão à Ucrânia.

“Honestamente, os russos provavelmente vão retaliar” uma decisão dessas, disse Nikos Tsafos, conselheiro-chefe de Energia do primeiro-ministro grego, em declarações ao Financial Times. “A Europa deve ter voz alta e impor um preço razoável”, disse o ministro da transição energética de Itália, Roberto Cingolani, afirmando que também prefere um teto geral. “É uma tempestade perfeita contra os nossos cidadãos e as nossas empresas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do gás natural cai 4% para 212 euros por MWh

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião