Wikileaks. Vêm aí mais revelações

  • Ana Luísa Alves
  • 4 Outubro 2016

Fundador da Wikileaks, Julian Assange, anunciou que durante as próximas semanas vão ser reveladas novas informações. Os temas vão do petróleo às eleições norte-americanas.

Julian Assange, há quatro anos refugiado na Embaixada do Equador em Londres, anunciou que vão ser reveladas novas informações durante as próximas 10 semanas, adianta a Bloomberg.

Na conferência de imprensa que marca o décimo aniversário da Wikileaks feita por videoconferência, Assange revelou que as informações vão debruçar-se sobre temas como a guerra, as armas, o petróleo, a espionagem, a Google ou as eleições presidenciais norte-americanas, cujo resultado vai ser conhecido no próximo dia 8 de novembro. Assange acrescentou ainda que também serão avançados dados sobre as fações norte-americanas mais influentes. Os novos documentos, disse, revelarão “características interessantes” de algumas instituições e de “como operam”.

O fundador da Wikileaks garantiu, ainda assim, que as informações referentes às presidenciais norte-americanas não vão prejudicar Hillary Clinton, candidata na corrida à Casa Branca, ao contrário do que foi veiculado.

Recorde-se que o escândalo da Wikileaks “rebentou” em 2010, quando foi revelado um elevado número de documentos confidenciais do Governo dos Estados Unidos, com forte repercussão mundial, ainda que, em 2017, já tivesse sido divulgado um vídeo (que veio a tornar-se viral) que mostra a ataque de um helicóptero dos Estados Unidos em Bagdade, aquando da ocupação do Iraque.

Editado por Mónica Silvares

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wikileaks. Vêm aí mais revelações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião