Hoje nas notícias: IRC, Lisboa e aeroporto

  • ECO
  • 22 Setembro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Reduzir a taxa do IRC para todas as empresas, em dois pontos percentuais, foi um cenário estudado pelo Governo nas negociações com parceiros sociais, mas a eficácia da medida gerou dúvidas. O autarca de Lisboa vai avançar com um pacote de apoio a famílias e empresas no valor de 50 milhões de euros. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.

Cenários do Governo excluem descida transversal do IRC

Contrariamente à ideia passada pelo ministro da Economia e do que tem sido pedido pelo patronato, a descida transversal do IRC “não é o cenário base em cima da mesa” nas hipóteses em que o Governo está a negociar com os parceiros sociais para um acordo de rendimentos. A proposta de descida de dois pontos na taxa de IRC chegou a ser estudada, mas a sua eficácia gerou dúvidas, visto que a maior parte da receita correspondente a essa redução seria absorvida apenas pelas maiores empresas em Portugal.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Moedas propõe pacote de 50 milhões de euros para apoiar famílias e empresas

O presidente da Câmara de Lisboa vai apresentar esta quinta-feira um programa que inclui 14 medidas para apoiar famílias e empresas, com um orçamento avaliado em mais de 50 milhões de euros. Segundo Carlos Moedas, “estas medidas incidem sobretudo do lado da receita evitando aumentos de rendas, taxas e impostos”. Entre as medidas consta um apoio financeiro no valor global de 12 milhões de euros para micro e pequenas empresas e um “cheque Recuperar+ Energia”, que terá uma dotação até aos 300 mil euros.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Aeroporto em Santarém pronto em três anos

O aeroporto que a empresa de transportes Barraqueiro projeta para a região de Santarém poderia ficar concluído num prazo entre três e seis anos. Teria uma pista e capacidade para 10 milhões de passageiros por ano, representando um custo de cerca de mil milhões de euros. Seria um aeroporto regional que serviria também a região Centro. Há outro cenário em cima da mesa, que está dependente da evolução da procura: evoluir para três pistas paralelas, dotando o aeroporto de uma capacidade para 100 milhões de passageiros por ano, num investimento de 4,5 mil milhões.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

“Seca será um dos problemas políticos mais complexos nas próximas décadas”

“A seca é um dos problemas políticos mais complexos das próximas décadas”, afirmou o presidente da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas. Para Rui Godinho, a manifestação de agricultores espanhóis na segunda-feira, com o objetivo de colocar um ponto final no Acordo de Albufeira, que prevê a gestão conjunta e o uso de água das cinco bacias hidrográficas comuns a Portugal e Espanha, “é um exemplo concreto” de que faltam “soluções políticas concretas” para resolver o problema da seca na Península Ibérica.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre)

PT2030 tem 700 milhões para expandir metros

O PT2030 disponibilizará cerca de 700 milhões de euros para expandir as redes de metro e de metrobus nas áreas metropolitanas e em cidades de média dimensão. O secretário de Estado da Mobilidade, Jorge Delgado, adianta que a lista de investimentos será fechada até ao final do ano, sendo que os autarcas do Grande Porto e da Grande Lisboa vão ser chamados para indicar quais as ligações prioritárias. Decisão final é do Governo.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: IRC, Lisboa e aeroporto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião